Comitiva interministerial visita núcleos do PROFESP e PJP e acompanha doação de alimentos

Comitiva interministerial visita núcleos do PROFESP e PJP e acompanha doação de alimentos

Na quinta-feira (23), comitiva interministerial acompanhou as atividades educacionais desenvolvidas no núcleo do Programa Forças no Esporte (PROFESP) localizado no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB), na capital federal.

Na ocasião, ocorreu doação de 45 toneladas de alimentos como alho, cebola, tomate e cenoura, ação organizada pela Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa). Os produtos contribuirão para a preparação das refeições ofertadas para os jovens e adolescentes beneficiados pelo Programa. Participaram da visita representantes dos Ministérios da Defesa (MD), da Cidadania (MC), da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) e militares das Forças Armadas.

Antônio Oliveira-27.jpg

“Em nome do Ministro da Defesa, eu agradeço a todos os parceiros que puderam presenciar e ver de perto esse trabalho, realizado com essas crianças e adolescentes. Hoje, nós temos mais de 30 mil jovens beneficiados, temos a missão de chegar a 40 mil e só vamos conseguir com o apoio de todos aqui ”, destacou o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD), Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues de Freitas. Também esteve presente o Diretor de Desporto Militar do MD, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho.

Durante a visita, o comandante do GptFNB, Capitão de Mar e Guerra (FN) Vannei de Almeida Silva Júnior, apresentou à comitiva as principais atividades e os resultados que o programa traz para uma organização militar. “É uma satisfação ver a mudança de realidade das crianças. Essa é uma chave muito importante para o sucesso do Programa”, apontou.

Atualmente, o Grupamento atende 290 crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, e oferece atividades como tênis, natação, atletismo, orientação, reforço escolar, além de suporte odontológico e médico, entre outros. Em 2020, a organização militar também teve adesão ao Projeto João do Pulo (PJP) para 30 beneficiados com Transtorno do Espectro Autista. Atualmente, está em fase de seleção pela Associação Pestalozzi de Brasília.

Transformação

Fabíola Molina, nadadora olímpica e ex-integrante do Programa Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas, sabe o poder de transformação do esporte na vida de uma pessoa. Hoje, como Secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS/MC) e parceira do PROFESP, diz que poder ver de perto o programa acontecer é um estímulo a mais para o trabalho continuar. “Conhecemos todos os frutos que vão surgir desse trabalho. Ficamos emocionados de ver as crianças passarem por esse processo. Elas se beneficiam do esporte, da música, do reforço escolar e, principalmente, dos valores que as formam como cidadãos”, destacou Fabíola.

Antônio Oliveira-30.jpg

Cauã Rodrigues ingressou no PROFESP ainda criança, aos seis anos. Praticou diversos esportes, mas é o tênis que tem transformado a vida dele. Hoje, aos 16 anos, Cauã é professor voluntário da modalidade no núcleo do GptFNB e conseguiu uma bolsa para treinar no Clube do Exército. “Eu nem sei o que estaria fazendo hoje se não fosse o PROFESP. Graças ao Programa vou conseguir ter um futuro bom”, disse. O jovem está no 2º ano do ensino médio e pensa em cursar Educação Física.

Antônio Oliveira-23.jpg

O Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad/MJSP), Luiz Roberto Beggiora, também participou da visita. Ele destacou que o PROFESP “é uma mudança de vida para os beneficiados. Oferece dignidade, muda o comportamento e a realidade das crianças, que saem já pensando em uma profissão, gostando de esporte e de música”, enfatizou.

Por Júlia Campos
Fotos: Antônio Oliveira

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *