Comitiva Oficiais RM2 visitam o CIAW

Comitiva Oficiais RM2 visitam o CIAW

Rio, 20 junho 2016 – Uma comitiva de Oficiais RM2, antigos alunos do CIORM, EFORM e CEFORM, de diversas turmas de 1952 a 1991 visitou nesta segunda-feira (20), o CIAW, onde foram recebidos pelo Comandante, Contra-Almirante Paulo Cesar Demby Corrêa, para uma visita as instalações onde funcionaram aqueles estabelecimentos de ensino naval, precursores na formação dos atuais Quadros Técnicos e Complementares.

visita ciaw 3
Comitiva composta por 9 Oficiais RM2, antigos alunos do CIORM, EFORM e CEFORM, no período de 1952 a 1991.

Em reunião com o Contra-Almirante Demby,  os Oficiais recordaram passagens da carreira naval, e a influencia dos ensinamentos e valores daquela época na vida civil de cada um. Foi ainda aventada à possibilidade da união dos antigos alunos em uma entidade associativa,  de modo a manter uma ligação com a Marinha.

Durante a visita foram gravadas imagens para o documentário Estrela de David no Cruzeiro do Sul, ora sendo produzido pela Pátria Filmes, baseado no livro do mesmo nome, que aborda a Historia Militar Judaica do Brasil, com destaque para a Marinha, desde a chegada dos primeiros cristãos-novos na frota de Cabral até os nossos dias, incluindo aqueles que cursaram o antigo CIORM e sucessores.

Placa comemorativa da Declaração de Guardas-Marinha da 1ª. Turma formada pelo CIORM, em 1952, com o CA DEMBY e dois integrantes desta turma, Engenheiros e 2º. Tenentes RM2 Leizer Lerner e Manoel Griner.
Placa comemorativa da Declaração de Guardas-Marinha da 1ª. Turma formada pelo CIORM, em 1952, com o CA Demby e dois integrantes desta turma, Engenheiros e 2º. Tenentes RM2 Leizer Lerner e Manoel Griner.

O grupo percorreu as instalações do CIAW e visitou o Espaço de Memória no Edifício Colonial, seguindo-se um almoço oferecido pelo Comando, encerrando a histórica visita.

Fotos: Sgt ABEL – CIAW

(Prof. Israel Blajberg, 2º Diretor Social da SOAMAR-RIO/ FM)

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *