Conferência debate temas para criar base de pensamento de Defesa no Cone Sul

Conferência debate temas para criar base de pensamento de Defesa no Cone Sul

Foz do Iguaçu (PR) – De 11 a 13 de outubro, aconteceu a Conferência dos Comandantes dos Exércitos do Cone Sul, com a participação de cinco países: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. A atividade visou, entre outros objetivos, tratar de temas específicos estabelecidos em comum acordo e de interesse dos Exércitos participantes, considerando os diversos campos relacionados à Defesa; estreitar os laços de cooperação e amizade e incrementar medidas de confiança mútua entre as Forças Terrestres do Cone Sul.

conferencia-1

A sede do evento simboliza esse objetivo de intercâmbio e aproximação: Foz do Iguaçu, local em que Brasil, Argentina e Paraguai se encontram; onde está a Usina Binacional de Itaipu, uma das maiores hidrelétricas do mundo; e a região em que reinam as Cataratas do Iguaçu.

Na oportunidade, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, destacou as boas relações institucionais com as Forças Armadas daqueles países e ressaltou a importância de atuação em conjunto para o enfrentamento de ameaças comuns, especialmente, na faixa de fronteira.

conferencia-2

A programação foi encerrada com a visita dos Comandantes à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados (MS), a fim de conhecer as potencialidades do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON).

Fotos: Ten Edvaldo e Cb Brito

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *