Confira a história do pecuarista salvo pelo Esquadrão Pelicano

Confira a história do pecuarista salvo pelo Esquadrão Pelicano

A vítima teve que pousar na copa de árvores localizadas em uma região alagada

O dia 20 de agosto de 2011 nunca será esquecido pelo engenheiro e pecuarista sul-mato-grossense Oscar Augusto da Costa Marques Neto. Nessa data ele foi resgatado pelo helicóptero H-1H do Esquadrão especializado em Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira: o Pelicano. Passados quatro anos, as cenas do resgate ainda continuam vivas na memória de Oscar.

PELICANO 1

Na época, o pecuarista, que também é piloto, estava se deslocando sozinho na aeronave Cessna 172 da fazenda Santa Gertrudes com destino a Corumbá (ambas no Mato Grosso do Sul). O avião ficou sem combustível e ele teve que pousar na copa de algumas árvores localizadas em uma região alagada. “Eu não sei o que houve para o avião ficar sem combustível. Mas após essa complicação, eu fiz a opção por pousar na copa da árvore. Como era uma área alagada eu só podia ser resgatado por via aérea”, conta.

Após o acidente, Oscar conseguiu sobreviver e o Esquadrão Pelicano foi acionado. Dois pilotos e quatro militares partiram no H-1H chegaram ao local no final da tarde. “Até hoje fico emocionado. A situação em si poderia ter tido efeitos trágicos”, conta a vítima que foi alçada até o helicóptero e chegou em casa sem nenhum arranhão.

PELICANO 2

Segundo o comandante da aeronave, Capitão Valdir Machado da Costa Junior, as duas dificuldades do resgate foram o horário e o local do acidente. “Como o helicóptero partiu no final da tarde, corria o risco de termos que voltar antes porque estávamos sem o equipamento para operar à noite. E quando um dos resgateiros desceu para apoiar a vítima, o avião começou a afundar por causa do peso. Por isso só desceu um militar para auxiliar”, explica o piloto que já realizou sete missões como essa no período de três anos em que ficou no esquadrão.

“Quando nós saíamos para resgatar alguém, nós pensávamos na família da pessoa. Na emoção que ela iria sentir quando tivesse o parente de volta”, diz o Capitão Machado.

Confira o depoimento do piloto resgatado:

 Veja o depoimento de algumas vítimas resgatadas pela FAB:

(CECOMSER/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *