Conheça o Centro de Educação a Distância do Exército, recém-criado e com foco na inovação pedagógica

Rio de Janeiro (RJ) – O Núcleo do Centro de Educação a Distância do Exército iniciou suas atividades na modalidade de educação a distância (EaD) a partir de 1º de julho de 2015, ocupando as dependências da antiga sede da Escola de Comunicações, dentro da estrutura do aquartelamento da Escola de Sargentos de Logística. Em 20 de julho desse mesmo ano, foi elevado a Centro de Educação a Distância do Exército (CEADEx), como organização militar, tendo sido descrita na Portaria nº 900, do Comando do Exército. Sua criação visa atender a macro objetivos, dentre eles, o de “implantar um novo e efetivo Sistema de Educação e Cultura”, contidos no Planejamento Estratégico do Exército, para os anos de 2016 a 2019.

O CEADEx está subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar; no entanto, seu universo de relacionamento estende-se às demais Diretorias, aos Centros, aos estabelecimentos de ensino subordinados e aos Centros de Instrução, visando à coordenação e orientação das atividades atinentes à modalidade EaD e, ainda, ao processo de capacitação dos recursos humanos no âmbito do Exército.

A implantação do Centro de Educação a Distância do Exército visa propiciar uma maior sinergia e racionalização no emprego dos meios destinados à EaD, atualmente existentes e a serem incorporados. O CEADEx trabalha em prol do cumprimento das metas estabelecidas pelo Comando do Exército, bem como em função do alcance de sua visão de futuro, que é compor um centro de referência em EaD, responsável por acompanhar e difundir, permanentemente, a evolução dessa modalidade de educação e oferecer formação continuada aos agentes envolvidos nos diversos processos correlatos. Com essa recém-criada organização militar voltada à inovação pedagógica, o Exército Brasileiro vislumbra a ampliação da capacidade educacional de seu Sistema de Educação e Cultura.

Segundo a Diretriz de educação a distância para o Exército, o Centro possui como missão capacitar recursos humanos para atuar na modalidade EaD, coordenar e orientar a execução desse tipo de ensino no âmbito do Exército, além de realizar estudos sobre ele. Para isso, dentre as principais atividades do CEADEx, encontram-se operacionalizar o Portal de Educação; realizar a gestão do ambiente virtual de aprendizagem (a EBAula); dar suporte tecnológico à condução de cursos, estágios e programas; e promover capacitação continuada no âmbito do Exército, atinentes aos assuntos de EaD.

Diante da crescente demanda e importância da sistemática de educação a distância para o Exército, o CEADEx busca aprimorar processos e produtos sob sua responsabilidade, visando à melhoria da qualidade que essa modalidade requer.
Para conhecer mais o CEADEx acesse, aqui, sua página.

Acesse aqui o Portal de Educação do Exército

(CCOMSEX/FM)

 
 

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>