Conheça o novo obuseiro M109 A5 do Exército

Conheça o novo obuseiro M109 A5 do Exército

Curitiba (PR) – O veículo blindado obuseiro M109 A5, recém-chegado ao Brasil, será exposto na feira de Defesa e Segurança LAAD 2017, que acontecerá na próxima semana, de 04 a 07 de abril, na cidade do Rio de Janeiro. O blindado faz parte da frota adquirida dos Estados Unidos por meio do Foreign Military Sales, programa do Governo americano destinado à venda de produtos e serviços de defesa.

tanque 1

Dois outros blindados já estão no Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5), em Curitiba (PR), e estão sendo preparados para serem utilizados como treinadores. Outros 32 estão em fase de revitalização e modernização, com previsão de entrega para o próximo ano, quando serão empregados no 3º e 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, localizados em Santa Maria (RS) e Curitiba, respectivamente.

Com a modernização, os M109 A5 receberão uma eletrônica embarcada para navegação do veículo e posicionamento do armamento, incluindo GPS, acelerômetros, sensores e radar de boca. O objetivo principal é implementar um sistema digitalizado que dê maior agilidade e precisão à Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *