Corpo de Saúde da Marinha celebra seu 168º aniversário

Em 05 de novembro, celebraram-se os 168 anos de criação do Corpo de Saúde da Marinha (CSM). A data é uma homenagem ao Cirurgião-Mor da Armada e primeiro chefe da Saúde Naval, Doutor Joaquim Cândido Soares de Meirelles. Os eventos alusivos à data, tiveram início no dia 6 de novembro, no auditório Almirante Eimar Delly de Araújo do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), com a Reunião dos Diretores de Organizações Militares (OM) de Saúde da Marinha.

Reunião dos Diretores das Organizações Militares de Saúde foi presidida pelo Diretor de Saúde da Marinha

O Diretor de Saúde da Marinha, Vice-Almirante (Md) Edmar da Cruz Arêas presidiu a abertura da Reunião e, na ocasião, os titulares das OM de Saúde apresentaram temas atinentes às suas OM, com ênfase para a Saúde do Idoso, constituindo-se em relevante oportunidade para a troca de experiências, favorecendo o aprimoramento e a disseminação de boas práticas executadas pelas OM da área de Saúde.

No dia 09 de novembro, foram realizados, no HNMD, o culto ecumênico e a cerimônia militar presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. Após a cerimônia, foi realizada a aposição floral junto à imagem do Patrono do Corpo de Saúde da Marinha, Doutor Joaquim Cândido Soares de Meirelles, Cirurgião-Mor da Armada Imperial. Na oportunidade, procedeu-se a outorga do “Diploma de Honra ao Mérito de Saúde” ao Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth, ao Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Alexandre Jose Barreto de Mattos e ao Diretor do Pessoal Militar da Marinha, Vice-Almirante Antonio Reginaldo Pontes Lima Junior. Durante a cerimônia, o Hospital Naval de Salvador (HNSa) e a Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória (PNNSG) receberam o prêmio de reconhecimento da DSM por terem sido as OM de Saúde com o melhor desempenho no cumprimento dos objetivos do Plano de Metas e Avaliação de Resultados (PMAR), estabelecidos pela Política Assistencial do Sistema de Saúde da Marinha (PASSM), no ano de 2017.

No dia 10 de novembro, as atividades alusivas ao 168º aniversário do CSM foram encerradas com a tradicional confraternização, no Clube Naval Piraquê.

Diretor-Geral do Pessoal da Marinha recebe do Diretor de Saúde da Marinha medalha alusiva ao “Diploma de Honra ao Mérito de Saúde”

Estiveram presentes na cerimônia os Ex-Ministros da Marinha, Almirante de Esquadra Alfredo Karam e Almirante de Esquadra Mauro César Rodrigues Pereira, os Ex-Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho e Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, o Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Álvaro Luiz Pinto e o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth, além de membros do Almirantado.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>