Corrida da Paz atrai 7 mil pessoas ao Eixão Sul de Brasília

Um domingo de sol. Céu de Brasília azul. O dia amanheceu com milhares de corredores de rua, profissionais e amadores, no Eixão Sul de Brasília, dando os primeiros passos para a  “Corrida da Paz” (CISM Run for Peace 2017, sigla em inglês). O evento promovido no Brasil pelo Departamento de Desporto Militar (DDM), do Ministério da Defesa, em 90 cidades, tem por objetivo incentivar a prática esportiva e integrar a comunidade militar mundial na promoção da paz.

A participação na corrida superou as expectativas da organização, com um total de 7 mil pessoas - Foto: 1º Ten Maurílio Kelly/EMCFA

A participação na corrida superou as expectativas da organização, com um total de 7 mil pessoas – Foto: 1º Ten Maurílio Kelly/EMCFA

Integrantes das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica); crianças e jovens do Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte (PROFESP);  representantes da PMDF e a comunidade brasiliense, mais o atleta olímpico de  tiro com arco Bernardo Oliveira, correram juntos o percurso de 5 km, numa demonstração de que o esporte contribui para a aproximação entre as pessoas.

A corrida promove a integração das Forças Armadas com a sociedade - Foto: Divulgação Marinha do Brasil

A corrida promove a integração das Forças Armadas com a sociedade – Foto: Divulgação Marinha do Brasil

Sargento da Força Aérea e atleta militar, Bernardo Oliveira se mostrou feliz em estar na corrida, a convite do Ministério da Defesa. “Eu, particularmente, gosto muito de correr, e depois das Olímpiadas, deixei cair um pouco o ritmo. Essa corrida chegou no momento certo”, avaliou.

Foto:Sgt Johnson/CCOMSAEr

Foto:Sgt Johnson/CCOMSAEr

No ano pós-olímpico, o atleta está se preparando para o campeonato sul-americano de tiro com arco, que ocorrerá em 2018.

Antes da largada, todos foram convidados a cantar o hino nacional, acompanhados da Banda de Música da Marinha Brasil, que, neste ano, pelo revezamento entre as Forças, organizou o evento na capital federal.

Corrida da Paz

Os primeiros colocados da Corrida da Paz 2017 representaram a importância do esporte. O soldado do Comando Militar do Planalto (CMP), Matheus Américo, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, com o tempo de 13m50s. “Quero agradecer ao Exército Brasileiro pelo incentivo, pelo apoio”, disse Matheus.

O segundo colocado, oriundo do PROFESP, Joseias Ferreira, disse que o programa é tudo em sua vida. ”O programa Forças no Esporte me tirou das ruas, me mostrou um esporte belíssimo, que é o atletismo”, afirmou o atleta.

O soldado Matheus, primeiro colocado na corrida, é do Comando Militar do Planalto (CMP) - Foto: Sgt Ageu/CCOMSEx

O soldado Matheus, primeiro colocado na corrida, é do Comando Militar do Planalto (CMP) – Foto: Sgt Ageu/CCOMSEx

Segundo o diretor do DDM, almirante Paulo Martino Zuccaro, a corrida 2017 superou as expectativas. “Tivemos uma presença maciça do público, dos militares das três Forças Armadas. Todos entenderam o espírito da corrida, da promoção da paz, da união, e, sobretudo, da amizade através do esporte, que é o lema do Conselho Internacional do Esporte Militar“, destacou o almirante.

Juliana Lopes correu com os amigos Nilcelene e Diego, participando da Corrida da Paz pela primeira vez. “Achei a iniciativa muito boa, que incentiva o esporte, ainda mais com o objetivo final da corrida, que é a paz”. Diego lembrou a participação dos atletas militares nas Olímpiadas Rio 2016, “que incentiva não só os militares, atletas, mas outras pessoas a ingressarem nas Forças Armadas”.

Autoridades das Forças Armadas e do Ministério da Defesa estiveram presentes ao evento, entre elas o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), almirante Ademir Sobrinho; o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o diretor do Instituto Brasileiro de Estudos em Defesa Pandiá Calógeras (IBED), Demétrio Carneiro de Oliveira; o comandante do Comando Militar do Planalto, general Luiz Carlos Pereira Gomes.

(CECOMSAER/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>