Corrida para a Paz, em 2018, reunirá atletas, militares e comunidade esportiva em Brasília

Brasília (DF) – Na sua 13ª edição, a Corrida para a Paz do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM DAY RUN FOR PEACE) será realizada, em todo mundo, no dia 18 de fevereiro. A coordenação no Brasil do evento é do Ministério da Defesa, da Comissão Desportiva Militar do Brasil. Em Brasília (DF), a organização será do Exército Brasileiro e terá o apoio do Ministério do Esporte, em incentivo à campanha #Jogo Limpo, o percurso será no Eixão Sul, com a largada às 9h, na altura da SQS 208.

O evento consiste em uma jornada esportiva (corrida ou caminhada), sem fins competitivos, para promover a prática esportiva no âmbito das Forças Armadas e da comunidade em geral, com o objetivo de contribuir com a paz mundial.

Este ano a intenção é ultrapassar a marca de corredores ao redor do mundo. O Brasil tem alcançado o primeiro lugar no ranking das nações participantes. Em 2017, chegou a mais de 59 mil participantes, num total de 304 Organizações Militares em 137 cidades.

O evento é realizado na data de criação do CISM que, em 2018, completa 70 anos, ou numa data próxima, para que tenha a participação do maior número de militares e esportistas pelo lema “Amizade através do esporte”. Na edição de 2017, o CISM registrou 360 mil militares, em 36 países.

Na edição anterior, a capital federal foi a cidade-sede brasileira com o maior número de participantes, aproximadamente 7 mil. Neste ano, a organização tem a expectativa de ultrapassar essa marca. Para isso, terá o apoio do Ministério do Esporte, que por intermédio da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), realiza a campanha #JogoLimpo, para divulgação de ações educativas e de prevenção que visem à erradicação da dopagem no esporte brasileiro.

As inscrições começam 05 de fevereiro, pelo site www.1rcg.eb.mil.br, mas pela alta procura que se apresentou nas últimas corridas, encerram-se em curto tempo após a abertura. Porém, a comunidade esportiva de Brasília pode prestigiar o evento, ao lado de atletas e militares.

Histórico

No ano de 1948, Henri Debrus, líder do esquadrão francês, fundou juntamente com militares da França, Bélgica, Holanda, Luxembrugo e Dinamarca o “Conseil International Du Sport Militaire” (CISM), instituição cujo objetivo é promover a paz através do esporte.

Desde 2006, o Conselho celebra a comemoração do seu aniversario através do CISM Day Run (hoje CISM Day Run for Peace), uma corrida organizada pelas Forças Armadas de cada um dos 136 integrantes, nos seus respectivos países.

A Corrida para a Paz, como é chamada no Brasil, é uma confraternização esportiva, sem fins competitivos, que carrega o lema do CISM: “Amizade através do Esporte”, cujo propósito é promover a prática esportiva no âmbito das Forças Armadas e a integração com a sociedade.

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>