Corrida para a Paz reunirá atletas, militares e comunidade esportiva

Em sua 13ª edição, a Corrida para a Paz do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM DAY RUN FOR PEACE) será realizada, em todo o mundo, no próximo dia 18 de fevereiro. A coordenação nacional do evento é do Ministério da Defesa, por meio da Comissão Desportiva Militar do Brasil. Em Brasília (DF), a organização será feita pelo Exército Brasileiro e terá o apoio do Ministério do Esporte, em incentivo à campanha #JogoLimpo. O percurso será no Eixão Sul, com a largada às 9 horas, na altura da SQS 208.

Corrida ocorrerá no Eixão Sul, em Brasília (DF)

O evento consiste em uma jornada esportiva (corrida ou caminhada), sem fins competitivos, para promover a prática esportiva no âmbito das Forças Armadas e da comunidade em geral, com o objetivo de contribuir à paz mundial.

Este ano a intenção é ultrapassar a marca de corredores ao redor do mundo. O Brasil tem alcançado o primeiro lugar no ranking das nações participantes. Em 2017, chegou a mais de 59 mil participantes, num total de 304 Organizações Militares, em 137 cidades.

O evento é realizado na data de criação do CISM que, em 2018, completa 70 anos, ou numa data próxima, para que tenha a participação do maior número de militares e esportistas. Na edição anterior, o CISM registrou 360 mil militares, em 36 países. A capital federal foi a cidade-sede brasileira com o maior número de participantes, aproximadamente 7 mil.

Neste ano, a organização tem a expectativa de ultrapassar essa marca. Para isso, terá o apoio do Ministério do Esporte, que por intermédio da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), realiza a campanha #JogoLimpo, para divulgação de ações educativas e de prevenção que visem à erradicação da dopagem no esporte brasileiro.

As inscrições começam no dia 5 de fevereiro, pelo site www.1rcg.eb.mil.br, e costumam encerrar-se em curto tempo após a abertura, conforme a alta procura apresentada nos últimos anos. A comunidade esportiva de Brasília pode prestigiar ao evento, ao lado de atletas e militares.

Histórico

No ano de 1948, Henri Debrus, líder do esquadrão francês, fundou juntamente com militares da França, Bélgica, Holanda, Luxembrugo e Dinamarca o “Conseil International Du Sport Militaire” (CISM), instituição cujo objetivo é promover a paz através do esporte. Desde 2006, o Conselho celebra a comemoração do seu aniversário através do CISM Day Run (hoje CISM Day Run for Peace), uma corrida organizada pelas Forças Armadas em seus respectivos países.

A Corrida para a Paz, como é chamada no Brasil, é uma confraternização esportiva, sem fins competitivos, que carrega o lema do CISM: “Amizade através do Esporte”, cujo propósito é promover a prática esportiva no âmbito das Forças Armadas e a integração com a sociedade.

(CECOMSAER/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>