CPPR celebra “Dia Nacional do Amigo da Marinha”

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) celebrou, em sua sede, o “Dia Nacional do Amigo da Marinha”, com a entrega das medalhas “Amigo da Marinha”. A honraria foi criada para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil (MB), militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou no relacionamento com a MB.

Capitão dos Portos do Paraná e Presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha do Paraná entregam as medalhas

A entrega das medalhas foi feita pelo Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, e pelo Presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha do Paraná, Geert Jan Prange.

Neste ano, foram agraciados: o Empresário, Eloir Martins; o Diretor de Operações Portuárias da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Teixeira da Silva Júnior; o Cientista Náutico, João Hélio Frumento Filho; o Gerente da Empresa de Rebocadores Svitzer, Jorge José de Magalhães Neto; e o Diretor do Terminal Portuário Pasa, Persio Souza de Assis.

Personalidades civis e militares durante a cerimônia alusiva ao “Dia Nacional do Amigo da Marinha”

“Recebi com muita satisfação a noticia da minha indicação para receber a Medalha Amigo da Marinha; fato que por si só já é motivo de orgulho”, disse Frumento. Opinião compartilhada pelo empresário Eloir Martins. “Externo os meus  melhores agradecimentos pela deferência e, por conseguinte, agradeço a nossa gloriosa Marinha do Brasil”. O homenageado Jorge Magalhães também prestou seu agradecimento. “Gostaria de agradecer tamanha deferência por parte da Marinha, é com muita honra que recebo esta medalha”, declarou.

Comemoração

A data de 06 de novembro foi escolhida como o “Dia do Amigo da Marinha” em homenagem ao nascimento do Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca que criou, em 1979, a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), com atuação em todo território nacional. Atualmente, a entidade conta com 62 sedes regionais e uma internacional, em Portugal. Em sua representação, em Paranaguá, a SOAMAR conta com cerca de 80 membros.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>