Crianças do PROFESP participam de atividades em comemoração ao dia das crianças

Crianças do PROFESP participam de atividades em comemoração ao dia das crianças

Brasília, 11/10/2016 – Crianças do Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte (PROFESP) participaram, na última terça-feira (11), de um dia de atividades em comemoração ao Dia das Crianças. A ação foi realizada na Associação de Esporte e Lazer dos Subtenentes e Sargentos do Exército em Brasília (ASSEB) e contou com a participação de cerca de 800 crianças, de nove escolas públicas das cidades do Paranoá, Itapoá e Varjão.

"Para mim essa foi a melhor parte do dia”, disse a pequena Laís, de 10 anos
“Para mim essa foi a melhor parte do dia”, disse a pequena Laís, de 10 anos

Em um dia de descontração, as crianças puderam sair da rotina na ASSEB, onde recebem todas as terças, quartas e quintas-feiras aulas natação, atletismo, orientação, voleibol, handebol, basquetebol, futebol de campo, futebol de salão, vôlei de praia, futebol de praia e judô.

A programa ainda teve muita brincadeira e diversão, com jogos de pingue-pongue, pebolim, futebol de sabão, cama elástica e banho de piscina.

O evento contou com a presença do 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito (1º BPTran), que realizou uma pequena exposição de viaturas e motos. As crianças puderam entrar nas viaturas, acionar as sirenes e posar para fotos. “Para mim essa foi a melhor parte do dia”, disse a pequena Laís, de 10 anos. Segundo o organizador da exposição, cabo Benites, da Polícia Militar, a ação serve como uma forma educativa.

O evento contou com a presença do 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito (1º BPTran)
O evento contou com a presença do 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito (1º BPTran)

Também foram realizadas competições de futebol, basquete e um torneio de handebol. No segmento masculino, o primeiro lugar ficou com a Escola Classe 01, do Paranoá. Já no feminino, a campeã foi a Escola Classe 05, do Paranoá, onde estuda a goleira do time, a pequena Shenaida Jean, de 11 anos. Pertencente a uma família haitiana, Shenaida está no Brasil há quatro anos e mostrou que já sabe falar bem a língua portuguesa. “Estou gostando muito do Brasil, aqui eu aprendi a jogar handebol, que eu acho muito legal” relatou  a menina.

O projeto também apresenta casos de superações, como o de Thiago Henrique, de 12 anos. Diagnosticado com dislexia, o garoto começou a treinar no mesmo centro de treinamento que seu irmão mais velho foi descoberto com talento esportivo para o atletismo. Thiago já participou de competições em Brasília, Goiânia, João Pessoa. No próximo dia 19 vai para São Paulo para mais uma prova de atletismo.

Segundo o Diretor da ASSEB, capitão Jeronimo, o clube recebe, atualmente, 30 crianças na condição de especial. “A melhora deles é bem visível”, comentou.

O brigadeiro Machado aproveitou o momento para conhecer melhor as crianças e a história de algumas delas
O brigadeiro Machado aproveitou o momento para conhecer melhor as crianças e a história de algumas delas

A comemoração do Dia das Crianças contou com a presença do Secretario de Pessoal, Ensino Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, brigadeiro Ricardo Machado Vieira, e do Coordenador de Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Caio Inaciano, que conheceram um pouco da rotina dos alunos, visitando as oficinas de artesanato, onde são comercializadas peças feitas pelas crianças. O brigadeiro Machado aproveitou o momento para conversar com as crianças e conhecer suas histórias.

Ao final do evento foram distribuídos brinquedos aos pequenos.

Fotos: Tereza Sobreira/MD

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *