Crianças do PROFESP participam de comemoração pelo dia das crianças

 Crianças do Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte (PROFESP) participaram, nesta quarta-feira (04), de um dia de atividades em comemoração ao Dia das Crianças.

 A ação foi realizada na Associação de Esporte e Lazer dos Subtenentes e Sargentos do Exército em Brasília (ASSEB) e contou com a participação de cerca de 800 crianças do PROFESP, que são coordenadas pelo Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CECOMGEX).

Na data, as crianças saíram da rotina na ASSEB, onde desenvolvem, todas as terças, quartas e quintas, atividades esportivas educacionais e de lazer, para um dia de total descontração, com direito a banho de piscina, torneios de futebol, arremessos, queimada, brinquedos infláveis, entre outros.

“Há um ano, estivemos neste mesmo lugar comemorando o Dia das Crianças e foi muito gratificante, hoje estamos aqui novamente com o apoio do superintendente da Receita Federal (RFB), e não há quem não se emocione com o que é visto aqui, tenho certeza que o programa ajudará e salvará muitas crianças de problemas sociais” disse o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd), do Ministério da Defesa (MD), brigadeiro Ricardo Machado Vieira.

 O evento contou com a presença do 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito (1º BPTran), e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, que realizaram exposição de equipamentos, carros e motos. As crianças também puderam entrar nas viaturas, acionar as sirenes e conhecer as ferramentas utilizadas em salvamentos e resgates. “Gosto muito quando eles vêm aqui e trazem os carros para a gente ver, eles são muito legais”, disse o pequeno Luís Felipe, de 13 anos.

Segundo o organizador da exposição da PM, cabo Benites, a ação serve como uma forma educativa de se aproximar das crianças que moram em localidades carentes do Distrito Federal “É muito importante quebrar esse paradigma que, muitas vezes, as crianças ouvem sobre a polícia, a nossa intenção aqui é nos aproximar o máximo possível delas“ disse o militar.

O melhor do evento aconteceu quando o material doado pela Receita Federal foi entregue, a cada uma das 800 crianças. Moletons, bonés e estojos de maquiagem para as meninas, estavam entre os presentes. “A Receita Federal vem fazendo esta parceria com o MD, na parte que ela pode melhor contribuir, ou seja, destinando material que atinja os objetivos do programa Forças no Esporte. E, e com isso, a gente usa o produto oriundo de contrabando, em uma atividade social relevante para o país” disse o superintendente regional da Receita Federal (RFB), José Oleskovicz.

O Programa Forças no Esporte oferece aos estudantes da rede pública de ensino, no período contrário ao turno escolar, aulas de reforço escolar, natação, atletismo, orientação, voleibol, handebol, basquetebol, futebol de campo, futebol de salão, vôlei de praia, futebol de praia, judô, canoagem e remo.

PROFESP

O Programa Forças no Esporte, desenvolvido em parceria pelos ministérios da Defesa, do Esporte e do Desenvolvimento Social, atua em 93 municípios de todos estados e do Distrito Federal, envolvendo 175 Organizações Militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. O programa beneficia mais de 22 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 6 e 18 anos, regularmente inscritos no sistema de ensino público.

Também estiveram presentes o diretor do Departamento de Desporto Militar (DDM), almirante Paulo Martino Zuccaro, o comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica, general Luis Gonçalves e a secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, Lílian dos Santos Rahal.

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>