CTMSP inaugura Centro de Desenvolvimento de Materiais Compósitos

CTMSP inaugura Centro de Desenvolvimento de Materiais Compósitos

O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) inaugurou, em 17 de outubro, o Centro de Desenvolvimento de Materiais Compósitos (CTMATCOMP). O evento contou com a participação do Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab.

Ministro do MCTIC e Alte Esq Kuster descerram a fita de inauguração
Ministro do MCTIC e Alte Esq Kuster descerram a fita de inauguração

A comitiva foi recebida pelo Diretor do CTMSP, Contra-Almirante (EN) André Luis Ferreira Marques, que ministrou uma palestra sobre o Programa Nuclear da Marinha (PNM) e sobre o desenvolvimento do Submarino Nuclear no CTMSP, organização militar responsável pelo desenvolvimento do PNM.

O CTMATCOMP é uma instalação laboratorial, localizada no Centro Experimental Aramar e financiada parcialmente com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Seu objetivo foca o desenvolvimento de componentes em materiais compósitos, por meio de novos processos e tecnologias. Compósitos são obtidos por meio da combinação de dois ou mais materiais diferentes, tais como fibras de carbono e resinas.

Diretor do CTMSP explica sobre o desenvolvimento do Submarino Nuclear
Diretor do CTMSP explica sobre o desenvolvimento do Submarino Nuclear

Integraram a comitiva do MCTIC o Secretário-Executivo do Ministério, Elton Santa Fé Zacarias; o Diretor de Pesquisa e Organizações Social, Major-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Pertusi; o Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Kuster, que representou o Comandante da Marinha do Brasil (MB); o Diretor de Gestão de Programas Estratégicos da MB, Vice-Almirante Afrânio de Paiva Moreira Junior, que representou a Diretoria-Geral do Material da Marinha; o Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Glauco Castilho Dall’antonia; o Chefe de Gabinete do Comandante da Marinha, Contra-Almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes; o Diretor das Indústrias Nucleares do Brasil, Contra-Almirante (EN) Álvaro Luis de Souza Alves Pinto; o Diretor-Presidente da Amazul, Vice-Almirante (RM1) Ney Zanella dos Santos; o Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Renato Cotta; o representante da FINEP, Marcio Yoshihiro Ikegami; e o coordenador técnico do Reator Multipropósito Brasileiro, José Augusto Perrota.

(CCSM / FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *