Curso Aspectos Médicos de Assistência e Proteção Contra Armas Químicas

O Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN), representado pelo Capitão Rômulo Santiago de Lima Garcia, participou, no período de 14 a 18 de outubro, do curso Medical Aspects of Assistance and Protection against Chemical Weapons. Profissionais de saúde de todo o mundo desenvolveram habilidades para o gerenciamento médico de vítimas de armas químicas, realizado na Universidade Médica da Força Aérea em Xi’an, China.

O curso foi desenvolvido para treinar profissionais de saúde em cuidados hospitalares avançados para vítimas de ataques de armas químicas e outros incidentes envolvendo produtos químicos tóxicos. O curso abordou a visão geral dos agentes de guerra química e outros produtos químicos tóxicos, bem como os conceitos de contramedidas médicas, triagem e incidentes com vítimas em massa.

O oficial sênior de programa da Divisão de Cooperação e Assistência Internacional da Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ), Shahriar Khateri, observou durante seu discurso de abertura que esse treinamento oferece “uma oportunidade para os especialistas de saúde adquirirem conhecimento e melhorarem suas habilidades na prestação de cuidados médicos oportunos e eficazes a vítimas químicas”.

Os participantes também receberam treinamentos práticos sobre o uso de equipamentos de proteção individual e realizaram um exercício de mesa sobre resposta médica de emergência a um incidente químico.

O vice-presidente da Universidade Médica da Força Aérea, Coronel Zhang Yonghong, declarou: “A China está pronta para compartilhar sua experiência e apoiar os Estados Membros da OPAQ na construção de capacidade em um plano eficaz de resposta médica para lidar com as consequências do uso de armas químicas”.

O curso foi organizado em conjunto pela Secretaria Técnica da OPAQ e o Governo da China e contou com a participação de 28 profissionais de saúde dos países: Argentina, Bangladesh, Brasil, Chile, China, Colômbia, Costa Rica , Grécia, Índia, Irã, Quênia, Malásia, México, Marrocos, Paquistão, Peru, Coréia do Sul, Espanha, Sri Lanka e Arábia Saudita.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>