Curso Avançado de Defesa Sul-Americano Realiza Viagem de Estudos

Curso Avançado de Defesa Sul-Americano Realiza Viagem de Estudos

Em cumprimento ao estabelecido no Plano de Estudos para o ano de 2015, o Curso Avançado de Defesa Sul-Americano (CAD-SUL) da Escola Superior de Guerra (ESG) realizou viagem de estudos a Resende/RJ, São José dos Campos/SP, Taubaté/SP e Resende/RJ, no período de 28 de setembro a 2 de outubro de 2015.

ESG VIAGEM 1

O objetivo da viagem foi conhecer e coletar dados sobre as estruturas de formação militar, operacionais, de pesquisa e desenvolvimento da base industrial de defesa brasileira.

Foram realizadas visitas, conferências, debates e contatos informais que permitiram expandir o conhecimento das instituições visitadas.

Em Resende – RJ, a comitiva Chefiada pelo Diretor do Curso, Contra- Almirante André Luiz Silva Lima de Santana Mendes, esteve, na manhã do dia 28, na Academia das Agulhas Negras (AMAN). Os estagiários do CAD-SUL e integrantes do Corpo Permanente foram recebidos pelo Comandante, General de Brigada Luís Novaes Miranda, que apresentou um vídeo institucional da Academia e proferiu uma palestra em que foram destacados o organograma da Organização, sua missão, as fases da formação do oficial e os valores cultuados pelos cadetes (Verdade, Lealdade, Probidade e Responsabilidade).

ESG VIAGEM 2

Em prosseguimento, a comitiva visitou as instalações da AMAN e, após o almoço, percorreu os parques de material dos Cursos.

Em São José dos Campos – SP, a comitiva visitou na manhã do dia 29, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

A apresentação institucional do DCTA foi realizada pelo Coronel Av Anderson que discorreu sobre sua história, missão, estrutura organizacional e principais projetos em andamento. Após este evento, ocorreu uma visita ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB).

Na tarde do dia 29, a comitiva visitou a EMBRAER. A explanação sobre a Instituição foi conduzida pelo Engenheiro Marcelo Ortiz que, entre outros aspectos, destacou a importância da logística dual (atender às necessidades civis e militares) e apresentou os aviões produzidos na Embraer, com destaque para o protótipo do KC 390.

ESG VIAGEM 3

Durante a visita às instalações, foi possível verificar a modernidade da empresa, em especial a linha de montagem de aeronaves.

No dia 30, a comitiva esteve na AVIBRAS e MECTRON, com o objetivo de conhecer a atuação dessas empresas no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia tanto para uso civil como militar. Nessas empresas, entre as novidades apresentadas destacaram-se o lançador múltiplo de foguetes Astros 2020, fabricado pela AVIBRAS e os mísseis antirradiação e o A-Darter desenvolvidos pelas duas empresas.

ESG VIAGEM 5

A programação do dia 1° ocorreu no Comando de Aviação do Exército, em Taubaté – SP. A comitiva foi recebida pelo Chefe do Estado-Maior da Aviação do Exército, Coronel de Cavalaria Willian que, após a apresentação do vídeo institucional, os conduziu para conhecer as instalações do 1º Batalhão de Aviação do Exército e suas aeronaves, destacando-se o helicóptero EC725 – “Jaguar”, a mais recente aquisição do Exército. Na sequência, houve a visita ao Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército e ao Centro de Instrução de Aviação do Exército, culminando em um almoço com o General de Brigada Achilles Furlan Neto, Comandante do Comando de Aviação do Exército.

ESG VIAGEM 4

Encerrando as atividades da viagem, em 2 de outubro, estiveram na Man Latin America da Volkswagen. Além de conhecer a história e a implementação da fábrica em Resende, Estado do Rio de Janeiro, os estagiários tiveram a oportunidade de conhecer a linha de montagem dos caminhões, além de realizar test drive nos diversos modelos.

(ESG ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *