Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792

Curso de Comunicação Social da FAB reúne militares em Brasília (DF)

Cerca de 70 militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira (FAB), policiais militares, bombeiros e civis participaram da abertura do 39º Curso de Comunicação Social (CCS-2018), na segunda-feira (17), em Brasília (DF). O evento promovido pela FAB, no auditório da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi aberto pelo Vice-Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), Coronel Aviador Flávio Eduardo Mendonça Tarraf.

“A proposta do curso é a transferência de conhecimento e a troca de experiência. A nossa intenção é reforçar o Sistema de Comunicação Social da Aeronáutica [SISCOMSAE]”, afirmou.

Até sexta-feira (21), os participantes terão a oportunidade de conhecer e de participar de discussões sobre boas práticas na área de comunicação. O objetivo é estimular o aperfeiçoamento de estratégias e reforçar a integração entre as Forças Armadas e Auxiliares para a consolidação da imagem institucional.

O primeiro dia foi dedicado à discussão sobre “A Comunicação Social na Força Aérea Brasileira”. A palestra, proferida pelo Chefe da Divisão de Comunicação Integrada (DCI) do CECOMSAER, Coronel Aviador Paulo César Andari, destacou os esforços realizados para cumprir a missão da FAB de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria.

O coronel explicou o funcionamento do SISCOMSAE e falou sobre a estrutura empregada na projeção e na preservação da imagem da FAB. Ele também reforçou a importância da Comunicação Integrada e deu destaque à necessidade do envolvimento e da atuação de todo o efetivo para que as ações de gestão da comunicação tenham a eficácia desejada.

“Todos nós temos que estar focados na missão da Força Aérea e todos que estamos relacionados com a atividade de Comunicação Social somos assessores diretos do comandante. Temos que antecipar os fatos e ter uma postura proativa. Temos que alinhar: muitas vozes e um só discurso”, ressaltou.

A palestra, que contou com a exibição de reportagens e vídeos institucionais abordando um pouco do trabalho da Força Aérea, terminou reforçando o mote da campanha Dimensão 22. “Essa campanha veio para ficar e temos que levá-la no nosso DNA. Temos que trabalhar para que a Dimensão 22 esteja no consciente não só do nosso público interno, mas de toda a sociedade”, destacou.

Em seguida, foi a vez da Diretora de Relações Institucionais e Regulatório da Latam Airlines Brasil, Gislaine Rossetti, compartilhar experiências profissionais com os militares. Ao abordar o tema “A Comunicação em Tempos de Mudanças”, ela falou sobre Planejamento Estratégico de Comunicação na sociedade atual e explicou como a companhia aérea para a qual trabalha atua para ser bem vista no mercado. “Temos vários produtos, mas um produto essencial e que precisa ser gerenciado é a comunicação e ela tem um valor imenso. Se não for bem tratada, as consequências podem ser devastadoras”, alertou.

Ela também chamou a atenção para outras questões como o relacionamento com o público, gestão da marca, gerenciamento de crises e construção de imagem. “A articulação e a moderação do diálogo nunca foi tão importante. O papel da comunicação vem mudando muito rapidamente”, enfatizou.

CCS-2018

Desde a 1ª edição, realizada em 1993, na capital federal, o CCS vem se modernizando de acordo com o panorama sociopolítico do país, levando em conta as estratégias da Comunicação Social da Aeronáutica.

Neste ano, em sua 39ª edição, o curso organizado pela Divisão de Comunicação Corporativa (DCC) do CECOMSAER foi elaborado em um novo formato, com a aplicação de testes de conhecimento antes do início do CCS. Já o tempo de duração foi reduzido de duas para uma semana.

“Com o intuito de garantirmos uma melhor capacitação, nós implantamos o estudo a distância. Agora não precisamos mais abordar a parte de legislação. O aluno já chegou aqui preparado para essa missão”, explicou o Chefe da Divisão de Comunicação Corporativa (DCC), Coronel Aviador Rodrigo José Fontes De Almeida.

A ajudante de Comunicação Integrada da Marinha do Brasil, Tenente Ana Clara Ferreira Piantino, participou pela primeira vez. “Realmente, esse curso contribui muito e é muito válida essa troca de experiência com as pessoas. Nós temos estruturas diferentes e ao mesmo tempo parecidas. Sempre tem algo que podemos aprender”, relatou.

Quatro anos após fazer o primeiro curso, o Tenente Mateus Candiani, participa das atividades mais uma vez. “É bom para nos reciclarmos e avaliarmos o que temos que melhorar como elo. Quero levar as novidades que vir aqui para agregar na comunicação da minha Unidade”, contou o chefe da Seção de Comunicação Social da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP).

Confira aqui como foi a abertura do curso.

Fotos: André Feitosa

(CECOMSAER/FM)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *