Para cumprir o programa do Curso de Logística e Mobilização Nacional (CLMN) da Escola Superior de Guerra (ESG), previsto para 2015, os estagiários realizaram uma viagem de estudos a Belo Horizonte e Juiz de Fora – MG, no período de 3 a 8 de maio.
A atividade tem o objetivo de proporcionar aos integrantes do curso uma experiência prática dos ensinamentos transmitidos em sala de aula, demonstrando a estratégia e a logística adotadas em instituições civis e militares, com vistas à elaboração do trabalho de conclusão.
A programação, iniciada em Belo Horizonte, contou com palestras e visitas a empresas regionais. No roteiro, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), a Tecidos e Armarinhos Miguel Bartolomeu S.A. (TAMBASA), o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS), a Indústria de Aviação e Serviços (IAS) e a Stola Brasil.
Na FIEMG, a turma assistiu a uma explanação sobre o trabalho desenvolvido pela Federação para contribuir com a indústria local, em busca de resultados para a sustentação da competitividade e geração de novos negócios. Na ocasião, os estagiários conheceram a logística aplicada por empresas civis e militares e as inovações e tecnologias de ponta do setor, evidenciando-se o novo galpão equipado com tecnologia robotizada para a separação, distribuição e armazenamento de produtos da TAMBASA.
No Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, o grupo teve a oportunidade de verificar os métodos de gestão adotados na função logística de manutenção de aeronaves, de seus componentes e equipamentos de apoio, e, na Indústria de Aviação e Serviços, a infraestrutura disponível, as bancadas de provas e teste de motores de aviões reparados. Já na Stola Brasil, empresa que fabrica carrocerias e peças de automóveis, além da palestra de apresentação da empresa, foram apreciadas as linhas de moldagem do aço para a confecção de componentes automobilísticos.
Chegando a Juiz de Fora, a comitiva visitou a MRS Logística S.A, Multiterminais Logística Integrada e Indústria de Material Bélico, uma operadora ferroviária de carga que administra uma malha de 1643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O principal produto por ela transportado é o minério de ferro, sendo a sua preocupação central a segurança do material, em relação a atropelamentos e abalroamentos, e o desafio predominante, o transporte de containeres.
Dando prosseguimento ao cronograma, a turma esteve na Multiterminais Logística Integrada, encarregada de terminais portuários e postos secos do Brasil, considerada uma das mais importantes empresas de prestação de serviços e de comércio exterior, que conta, em suas instalações, com uma representação da Receita Federal para orientar a direção da empresa sobre os procedimentos adequados relativos à administração tributária e aduaneira. Cumpre ressaltar a sua responsabilidade na operação de dois terminais marítimos no porto do Rio de Janeiro: Terminal de Containeres e Terminal Módulos Multicar. Além dos terminais, possui três portos secos: no Rio de Janeiro, em Juiz de Fora e Resende.
Para encerrar a viagem, uma última visita à fábrica da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), destinada especialmente à produção de munição para armamentos.
A delegação, que tem representantes de diversos estados do país, foi chefiada pelo Assistente do Exército na ESG e Diretor do CLMN, General de Brigada Angelo Kawakami Okamura, e composta por 34 civis e militares, sendo 25 estagiários. Completaram a delegação membros do Corpo Permanente e do Corpo Administrativo da Escola.
O CLMN, curso oferecido pelo Campus/ESG – Rio de Janeiro, tem por objetivo preparar civis e militares para atuar no nível gerencial, de assessoramento e executivo nos órgãos responsáveis pelo Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB).
(ESG ASCOM/ FM)