Curso promovido pelo IEFEx capacita recursos humanos para assessoramento em aquisições internacionais

Brasília (DF) – O Instituto de Economia e Finanças do Exército (IEFEx) realizará o Curso de Noções de Comércio Exterior na Capital Federal. A atividade tem o objetivo de desenvolver nos participantes o interesse pelo tema central, que diz respeito ao Exército, especialmente, no tocante às aquisições de produtos e serviços de fornecedores internacionais. A abertura do evento foi procedida pelo Secretário de Economia e Finanças, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, e ocorreu nessa segunda-feira, 10 de setembro, no Espaço Cultural do Departamento-Geral do Pessoal, com as instruções prosseguindo até 14 de setembro.

Entre civis e militares do Exército e Força Aérea Brasileira, o curso tem 151 participantes inscritos. Durante a atividade, serão abordadas noções de contratos e licitações internacionais, operações de crédito externo, despacho aduaneiro de importação e exportação e conceitos gerais de comércio no exterior. Além disso, também será apresentado o “Foreing Military Sales” (FMS), programa do governo dos Estados Unidos que autoriza a comercialização do excedente de produção da indústria de defesa daquele país.

O General Amaro ressalta que o curso permitirá desenvolver nos participantes um interesse maior pelo comércio exterior, conhecimento necessário aos Órgãos de Direção Setorial da Força, que lidam com contratos de grande monta. “As aquisições no exterior geralmente são de valor elevado. Portanto, há necessidade de um planejamento e um conhecimento específico para realizar transações dessa natureza. Embora seja um curso breve, os instruendos terão a capacidade de melhor assessorar nessas aquisições, com propriedade e efetividade, evitando o desperdício de recursos”, acrescentou.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>