Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792
Data Magna da Marinha: ESG comemora o Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Folha Militar On-line
Data Magna da Marinha: ESG comemora o Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

Data Magna da Marinha: ESG comemora o Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

Na sexta-feira (10/06), a Escola Superior de Guerra (ESG) realizou as comemorações alusivas ao 157º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha do Brasil, celebrada no dia 11 de junho. Os integrantes da ESG, os alunos da Escola Municipal Estácio de Sá e demais convidados participaram de formatura e outras atividades especiais em comemoração à data magna.

A solenidade presidida pelo Comandante da ESG, General de Divisão Adilson Carlos Katibe, contou com o cerimonial à Bandeira comentado, onde o Pavilhão Nacional foi hasteado pela estagiária do curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da ESG, Professora Angela Dias Mendes, ao som do Hino Nacional executado pela Banda de Música do Batalhão Naval. Após o hasteamento, foram içados os históricos sinais utilizados pelo Almirante Barroso durante a Batalha Naval de Riachuelo.

Estagiária do CAEPE realiza o hasteamento do Pavilhão Nacional

Em prosseguimento à formatura, foram realizadas as leituras da Ordem do Dia do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, e da Mensagem do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, em homenagem à data. Na oportunidade, também houve a condecoração de militares com a Ordem do Mérito Naval e a Medalha Militar.

Comandante da ESG realiza imposição das Medalhas aos Militares da Marinha 

Encerrada a cerimônia, todos os participantes foram convidados a um café da manhã festivo e a acompanhar as atividades previstas para o dia, como a palestra sobre a Batalha Naval de Riachuelo, proferida pelo Assistente Militar da Marinha na ESG, o Contra-Almirante Gilberto Cezar Lourenço, e a exposição de material militar do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais, do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, do Grupamento de Mergulhadores de Combate, do Comando da Força Aérea Naval, da Base Almirante Castro Silva e do Programa Antártico Brasileiro.

 Exposição de Material Militar da Marinha realizada na ESG

Alunos da Escola Municipal Estácio de Sá experimentam simulador de Voo da Aviação Naval

 

11 DE JUNHO – DATA MAGNA DA MARINHA

A Batalha Naval do Riachuelo foi decisiva na Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870), o maior conflito militar na América do Sul, e impôs uma séria derrota ao inimigo. A Marinha do Brasil comemora, todos os anos, no dia 11 de junho, os feitos heroicos daqueles homens que lutaram na Batalha, reconhecendo-os como exemplos e lembrando seus atos às gerações que os sucederam.

ORDEM DO DIA

(ESG ASCOM/FM)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *