DECEA produz vídeo sobre o serviço de Busca e Salvamento

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) lançou, na quarta-feira (06), um vídeo sobre o trabalho dos profissionais do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SISSAR). O objetivo é mostrar como são realizadas as operações que salvam vidas, além de destacar a campanha de conscientização sobre a importância do registro das balizas de emergência (ELT e EPIRB), pelos proprietários de aeronaves e embarcações, e dos localizadores pessoais (PLB).

Militar em serviço no BRMCC

O cadastro deve ser feito pelo sistema INFOSAR, um serviço simples, rápido e gratuito. Desde janeiro de 2016, quando o sistema entrou em funcionamento, cerca de 4000 usuários registraram suas balizas. “Quando o equipamento encontra-se cadastrado, rapidamente é identificada a natureza do sinal transmitido e, por meio de uma ligação telefônica, agilizamos o envio dos recursos de salvamento, quando se trata de acionamento real”, explica o operador do Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), Sargento Renato Marques Monteiro.

Sistema INFOSAR

O DECEA, por meio do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), tem realizado um trabalho de conscientização com palestras em todas as regiões do País para destacar as funcionalidades do serviço SAR e a importância do registro desses equipamentos pelos usuários. “É fundamental divulgar a todos que prestamos um serviço de Busca e Salvamento 24 horas e estamos prontos para atuar”, afirma o chefe do BRMCC, Tenente Ronan Souza Freitas.

Baliza de Emergência

Cabe ao BRMCC verificar o sinal de alerta e transmiti-lo aos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero) e/ou Marítimo (Salvamar), que assumem a missão de prestar o serviço de Busca e Salvamento. A partir disso, podem ser acionadas aeronaves, embarcações e grupos de solo para a realização da operação. “Quanto mais rápido receber o sinal de alerta, localizar o objeto de busca, maior será a nossa chance de salvar vidas”, conclui o Tenente Ronan.

Vídeo Busca e Salvamento Institucional:

(CECOMSAER/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>