Defesa apoia divulgação do programa Qualifica Mais

Defesa apoia divulgação do programa Qualifica Mais

O Ministério da Defesa apoia o Governo Federal na divulgação do programa Qualifica Mais-Emprega Mais. A iniciativa, lançada pelos Ministérios da Educação e da Economia, oferece cursos gratuitos para qualificação profissional de jovens, a fim de integrá-los ao mercao de trabalho.

O programa, em fase piloto, está com inscrições abertas e os jovens que estão deixando o Serviço Militar Obrigatório também podem concorrer às 6.069 vagas oferecidas. São três cursos na área de Tecnologias da Informação e Comunicação, que serão ministrados em plataforma on-line em 11 regiões metropolitanas do País. Os interessados no processo seletivo devem acessar a página do Qualifica Mais.

Ações com foco na empregabilidade dos soldados que concluem o Serviço Militar Obrigatório também são implementadas pelo Ministério da Defesa. A Pasta apoia a qualificação profissional à frente de projetos próprios, como o Soldado Cidadão (PSC), executado por intermédio das Forças Singulares. A iniciativa destina recursos orçamentários para o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais dos egressos do Serviço Militar Obrigatório. Desse modo, os alunos voluntários podem buscar melhores oportunidades de trabalho ao término do tempo de serviço.

O Coordenador do Projeto Soldado Cidadão no Ministério da Defesa, Coronel Gustavo Adolpho Lourenço Gomes explica que os cursos oferecidos são selecionados após análise regional das demandas profissionais. “O esforço principal de um coordenador do Projeto Social é encontrar a demanda do mercado de trabalho, expectativa de desenvolvimento social do jovem e alinhado com as necessidades internas das Forças Singulares. Assim o Projeto Soldado Cidadão colabora para o desenvolvimento econômico do país, entregando à sociedade jovens preparados para o mercado de trabalho”, afirma.

As aulas são ministradas pelas instituições parceiras do Sistema “S” (SENAI – SENAC – SENAT – SENAR). Em 16 anos de existência, mais de 255 mil cidadãos foram capacitados pelo Projeto Soldado Cidadão.

Por Viviane Oliveira
Fotos: divulgação

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *