Defesa e Meio Ambiente discutem gestão de áreas de preservação

Brasília (DF) – O Ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o ministro do meio ambiente, José Sarney Filho, reuniram-se na tarde da quarta-feira (20), para tratar de estudos sobre o fortalecimento de gestões de áreas de preservação ambiental no País pelos dois ministérios.

Ministro da Defesa e do Meio Ambiente com representantes das Pastas em sala de reuniões

O Ministério do Meio Ambiente estuda com a Defesa e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a possibilidade de ampliar a gestão de áreas de preservação onde se encontram organizações militares das três Forças, a exemplo do decreto que deu origem à criação da unidade de conservação do Refúgio de Alcatrazes (REVIS), no litoral norte de São Paulo, em agosto deste ano. O decreto do REVIS estabelece os princípios para visitação pública do local, em consonância com o ecoturismo e as atividades da Marinha.

“As Forças Armadas são pró-ambiente”, afirmou o ministro Jungmann, que afrimou que o trabalho entre os ministérios já apresentou avanços. A Secretaria Geral e o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas conduzem essa questão pelo MD, levando em considerações as atribuições constitucionais das Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica).

O próximo passo será a análise jurídica de conteúdos em texto que permitam a integração de ações entre o Plano de Manejo e as atividades afetas a cada Força presente em áreas que exigem preservação de recursos naturais.

Foto: Sgt Manfrim/MD

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>