Defesa, Justiça e Inteligência reforçam clima de cooperação

Defesa, Justiça e Inteligência reforçam clima de cooperação

As principais questões relacionadas à Defesa, Segurança Pública e Inteligência foram tratadas, nesta quinta-feira, durante encontro entre os ministros da Defesa, Raul Jungmann; do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen; e do recém-empossado ministro da Justiça, Osmar Serraglio.

COOPERACAO 1

Na reunião, que contou com as presenças do chefe do Estado Maior-Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), almirante Ademir Sobrinho e do comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro Nivaldo Rossato, o ministro Jungmann apresentou ao ministro da Justiça um balanço da Operação Varredura, criada para garantir o apoio das Forças Armadas na questão da falta de segurança em presídios estaduais.

Outros temas correlatos às três pastas, como as operações de garantia da lei e da ordem realizadas recentemente, também foram debatidos no encontro. O ministro da Defesa falou sobre a atuação das Forças em ações como a Operação Potiguar, realizada em Natal (RN), em agosto de 2016 e em janeiro de 2017; e da Operação Pernambuco, realizada em dezembro do ano passado, ambas com o objetivo de trazer de volta a normalidade, após registro do acirramento de ondas de violência urbana.

O ministro Raul Jungmann destacou a importância do diálogo permanente e do clima de cooperação e de parceria entre as pastas. “O bom relacionamento que existe no tripé Defesa, Justiça e Inteligência tem garantido o sucesso de diversas operações, como, por exemplo, o plano de segurança adotado para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 que resultou num clima de tranquilidade e segurança”, disse. “É muito importante para nós e para o País que essa parceria seja mantida, o que temos certeza de que ocorrerá”, afirmou.

Também participaram do encontro o comandante de Operações Navais da Marinha, almirante  Sergio Fernandes; o chefe do Estado-Maior do Exército, general Fernando Azevedo Silva; e o secretário executivo do MJ, José Levi do Amaral Júnior.

Fotos: Alexandre Manfrim/MD

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *