Dentistas da FAB voltam à fronteira para atender população

Dentistas da FAB voltam à fronteira para atender população

Escola de Especialistas desenvolve projeto para levar próteses à comunidade próxima a Bolívia

A equipe de saúde da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá – interior de São Paulo – voltou à comunidade de São Simão, em Mato Grosso, na fronteira com a Bolívia, para executar o projeto que tem por objetivo levar próteses à comunidade.

Dentistas da FAB voltam A fronteira para atender 1

Nesta terceira etapa, de um total de cinco, foram realizados 31 atendimentos protéticos: sendo 26 moldagens, 19 registros de mordida, duas provas de dentes e três próteses já foram entregues. “A segunda e quarta fases são laboratoriais, por isso realizadas na Seção Odontológica da EEAR, para a confecção das próteses”, explica a Tenente Dentista Elizabeth Greenhalgh Sena Maia.

Os atendimentos foram realizados nas instalações do 2° Batalhão de Fronteira do Exército Brasileiro, que também prestou apoio logístico.

Dentistas da FAB voltam A fronteira para atender 2

“Muitos deles têm várias perdas dentais, envolvendo estética e nunca teriam a oportunidade de um tratamento reabilitador. Temos dois casos de prótese total, sendo que um deles a paciente não possui nenhum dente há mais de 30 anos, gerando vários problemas sistêmicos”, explica a Tenente Dentista Alessandra Carvalho de Oliveira Lima.

Dentistas da FAB voltam A fronteira para atender 32

Números – Dez profissionais, incluindo médicos, enfermeiro, professor e dentistas, participaram da missão de ação cívico-social. Também foram realizados 57 atendimentos médicos. Destes, 23 eram crianças.

Os seis dentistas realizaram 62 procedimentos odontológicos. O número de atendimentos infantis foi maior: 72. No total, de 57 crianças receberam instrução de higiene oral e fluoretação.

Dentistas da FAB voltam A fronteira para atender 5

A farmácia hospitalar e de manipulação da EEAR forneceram e fabricaram todos os medicamentos utilizados. Muitos pacientes foram atendidos multidisciplinarmente com o atendimento odontológico.

Dentistas da FAB voltam A fronteira para atender 4

Oficinas pedagógicas – Crianças e jovens que freqüentam a escola, em sistema de séries multisseriadas, participaram de oficinas sobre os temas como preservação do meio ambiente e reciclagem, superação de obstáculos. Os professores também participaram de oficinas sobre ética e docência; a escola e o valor percebido das atividades de aprendizagem; relações humanas no ambiente escolar e motivação docente.

(CECOMSAER/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *