Depósito de Combustíveis da Marinha no Rio de Janeiro adquire Embarcação de Lançamento de Barreiras de Contenção

No mês de fevereiro, entrou em operação, no Depósito de Combustíveis da Marinha no Rio de Janeiro (DepCMRJ), a recém-incorporada Embarcação de Lançamento de Barreiras de Contenção (ELBC), batizada de “Mero”. Seu emprego no DepCMRJ será voltado para as ações em resposta a acidentes ambientais envolvendo derramamento de óleo no mar, com foco na prevenção.

As principais vantagens propiciadas pelo emprego da embarcação são: redução do tempo para contenção da área afetada pelo derramamento; redução do efetivo necessário para realização das fainas de lançamento de barreiras; e redução do risco de acidentes de pessoal, em função da elevação do nível de segurança no lançamento de barreiras, a partir do uso da embarcação.

Outro destaque é o ganho em eficiência proporcionado pela embarcação. A faina de lançamento de barreiras nas imediações do DepCMRJ, que antes era realizada por cerca de 30 militares em 30 minutos, considerando o esforço necessário para manuseio e lançamento das barreiras ao mar desde o cais, necessitará apenas de três militares em dez minutos.

A aquisição da ELBC “Mero” representa uma conquista para o Setor do Abastecimento. Sua entrada em operação contempla a preocupação e os esforços da alta administração naval com a questão ambiental, na medida em que situa o DepCMRJ na vanguarda em termos de capacidade de resposta a acidentes ambientais.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>