DHN comemora o Dia Mundial da Hidrografia

DHN comemora o Dia Mundial da Hidrografia

No dia 21 de junho, a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) comemorou o Dia Mundial da Hidrografia e celebrou, também, a criação da Organização Hidrográfica Internacional (OHI), no Complexo Naval da Ponta da Armação (CNPA), no Rio de Janeiro.

Cerimônia no Complexo Naval da Ponta da Armação
Cerimônia no Complexo Naval da Ponta da Armação

A data foi promulgada em 2005, pela Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, e tem o objetivo de divulgar a relevância dos serviços hidrográficos dos Estados-Membros, em prol da segurança da navegação e da proteção do meio ambiente, além de buscar o aumento da consciência pública em relação ao papel vital que a hidrografia desempenha no cotidiano da sociedade em geral.

Presidida pelo Diretor da DHN, Vice-Almirante Marcos Sampaio Olsen, a solenidade contou com a presença dos nautas da hidrografia e navegação. Na ocasião foi lida a Ordem do Dia do Diretor Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, destacando a importância da escolha do tema abordado este ano: “Hidrografia, a chave para o bom gerenciamento dos mares e vias navegáveis”.

“Essa proposição traz ainda uma oportunidade para estimular as iniciativas inovadoras de coleta de dados complementares, para apoiar na obtenção de informações úteis de profundidade. Isso inclui o uso de navios e seus equipamentos que não tenham a batimetria como atividade-fim e, também, a evolução da análise de imagens de satélite em águas com estado de transparência adequado, as quais não conseguem ainda substituir os levantamentos hidrográficos altamente precisos e completos, mas que traduzem a sinergia do poder de coleta dos navegantes como forma eficiente de se obter dados de profundidade”, esclareceu o Almirante Küster.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *