DHN comemora os 20 anos de criação do GNHo

DHN comemora os 20 anos de criação do GNHo

O Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo), organização subordinada à Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), localizada em Niterói (RJ), comemorou os 20 anos de criação, no dia 31 de outubro. A data marca a substituição da Superintendência de Navios da DHN, então sediada na Ilha Fiscal. Em 23 de março de 1998, o GNHo foi transferido para a Ponta da Armação, mantendo-se como o braço da DHN no mar, com a missão de apoiar o poder naval e garantir a segurança da navegação.

Palestra sobre os aspectos humanos e materiais da evolução da hidrografia
Palestra sobre os aspectos humanos e materiais da evolução da hidrografia

O Grupamento possui as tarefas de preparar os seus navios subordinados para operar na Amazônia Azul e nos mares austrais, realizando levantamentos hidroceanográficos nas Águas Jurisdicionais Brasileiras e no exterior, apoiando a sinalização náutica e contribuindo para a eficaz consecução do Programa Antártico Brasileiro, em sinergia com as atividades desenvolvidas pela Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, Centro de Hidrografia da Marinha e Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego.

Preparação para a corrida rústica
Preparação para a corrida rústica

Como parte das comemorações alusivas à data foram realizados três eventos que tiveram a participação das organizações militares (OM) do Complexo Naval da Ponta da Armação: a corrida rústica de 5km, envolvendo civis e militares; um simpósio; e uma cerimônia militar.

O simpósio contou com três palestras que enfatizaram os aspectos humano e material da evolução da hidrografia, abrangendo a formação de pessoal, as perspectivas de carreira do hidrógrafo naval e os avanços tecnológicos observados nos últimos 20 anos. Na ocasião, o Contra-Almirante (RM1) Reinaldo Antônio Ferreira de Lima abordou, em sua apresentação, o tema “O Hidrógrafo além das fronteiras”.

Descerramento da placa comemorativa
Descerramento da placa comemorativa

Na cerimônia militar, presidida pelo Diretor de Hidrografia e Navegação, Vice-Almirante Marcos Sampaio Olsen, o Comandante do Grupamento enalteceu, em sua Ordem do Dia, as tripulações da OM e seus nove navios subordinados, e, ao final da cerimônia, foi descerrada a placa comemorativa à data.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *