DHN participa da 18ª Conferência da Comissão Hidrográfica da Mesoamérica e Mar do Caribe

A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) participou, entre os dias 27 de novembro e 02 de dezembro, da 18ª Conferência da Comissão Hidrográfica da Mesoamérica e Mar do Caribe (MACHC18). O evento faz parte do calendário oficial da Organização Hidrográfica Internacional (OHI) e, este ano, aconteceu em Varadero, Cuba.

18ª Conferência da Comissão Hidrográfica da Mesoamérica e Mar do Caribe

A agenda temática da MACHC18 centrou-se em discussões sobre cartas náuticas e publicações digitais, levantamentos batimétricos, Infraestrutura de Dados Espaciais Marinhos (MSDI), pesquisa e avaliação de risco, entre outros assuntos. Durante a conferência, foi realizado, ainda, o seminário Governança Hidrográfica e Gerenciamento Hidrográfico em Ambientes Desafiadores.

A Comissão Hidrográfica da Mesoamérica e Mar do Caribe foi estabelecida em 1994, a fim de apoiar as atividades da OHI em uma base regional. Conta com 13 Estados Membros, entre eles o Brasil, e 7 Membros Associados. Possui três comitês, com capacidade consultiva, científica e técnica, que auxiliam os serviços hidrográficos, ou instituições responsáveis pela hidrografia e navegação, dos países membros.

Suas principais atribuições são promover a cooperação técnica, a capacitação e o treinamento de pessoal e a condução de investigações científicas no domínio de levantamentos hidrográficos, cartografia e informações náuticas; estimular os países membros a expandirem suas atividades hidrográficas nas áreas de interesse e assessorá-los a buscar assistência técnica e assessoria da OHI; estimular a participação dos países membros nos comitês e grupos de trabalho da OHI; e realizar estudos, por meio de seus comitês e grupos de trabalho.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>