DHN sedia a 28ª Reunião do Subcomitê de Nomenclatura de Feições Submarinas da OHI/COI

DHN sedia a 28ª Reunião do Subcomitê de Nomenclatura de Feições Submarinas da OHI/COI

A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) sediou a 28ª Reunião do Subcomitê de Nomenclatura de Feições Submarinas da General Bathymetric Chart of the Oceans (GEBCO), com membros da Organização Hidrográfica Internacional (OHI) e da Comissão Oceanográfica Internacional (COI), no auditório do Centro de Hidrografia da Marinha, em Niterói (RJ).

Integrantes do Subcomitê se reuniram no Centro de idrografia da Marinha
Integrantes do Subcomitê se reuniram no Centro de idrografia da Marinha

O evento teve o objetivo de avaliar propostas, de diversos países, para nomes de feições submarinas nos oceanos, a fim de que sejam utilizados nos produtos digitais e gráficos da GEBCO e em cartas internacionais de menor escala da OHI.

Foram aprovados dez novos nomes propostos pela DHN, em feições submarinas localizadas na margem equatorial da nossa plataforma continental: Iracema Guyot; Guarani Guyot; José de Alencar Hill; Maximiano Guyot; Cabugi SMt; Maracatu Guyot; Touros Guyot; Baião SMt; Frevo Hills e Amazon Channel. Foi aprovado também um nome na Antártica, proposto pela Universidade Federal Fluminense. Esses novos nomes passarão a constar no Gazetteer da GEBCO/OHI.

A reunião foi presidida pelo professor e doutor Hans Werner Schenke, chairman do Subcomitê de Nomenclatura de Feições Submarinas da OHI/COI, e contou com as presenças de representantes e observadores da Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Japão e Nova Zelândia.

 (CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *