Dia da Artilharia do Exército Brasileiro

O 3º Grupo de Artilharia Antiaérea realizou, no dia 02 de junho de 2014, às 15:30 uma solenidade militar, em comemoração ao Dia da Artilharia do Exército Brasileiro, “Arma dos fogos densos, largos e profundos”, (10 de junho) e um segundo momento, uma homenagem aos militares que participaram de missões de paz sob a égide das Nações Unidas, pelo Dia Internacional dos “Peacekeepers”, cuja a data (29 de maio) é uma comemoração internacional da Organização das Nações Unidas – ONU. Na ocasião estiveram presentes  autoridades militares, militares da reserva e civis.

Dia da artilharia 5

ARTILHARIA E SEU PATRONO

Em homenagem ao Marechal Emílio Luís Mallet – Barão de Itapevi, o dia da Artilharia é celebrado na data de seu aniversário, 10 de junho. Mallet recebeu do Imperador D. Pedro I – que o conhecia e lhe reconheceu a vocação para a carreira das Armas , o convite para ingressar nas fileiras do Exército Nacional, após a recém-proclamada Independência. Alistou-se em 13 de novembro de 1822, assentando praça como 1º Cadete, iniciando assim, uma vida militar dedicada inteiramente ao Exército e ao Brasil. Comandava Mallet a 1ª Bateria do 1º Corpo de Artilharia Montada quando seguiu para a Campanha Cisplatina. Recebeu seu batismo de fogo e assumiu o comando de quatro baterias. Revelou-se soldado de sangue frio,valente, astuto. Mallet era conhecido por ser um chefe idôneo, espírito reto e ordeiro, caráter impoluto e dinâmico, e tornou-se o Patrono da Arma dos tiros densos, largos e profundos.”

Artilharia Antiaérea – “Semper Primus”!

Dia da artilharia 1 Dia da artilharia 2

(3º Grupo de Artilharia Antiaérea/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>