Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792
Dia da Vitoria – Solenidade no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial – Folha Militar On-line
Dia da Vitoria – Solenidade no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial

Dia da Vitoria – Solenidade no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial

Com a presença do Ministro de Estado da Defesa, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, realizou-se a cerimônia em comemoração a Vitória Aliada na 2ª. Guerra Mundial, no parque do Flamengo, Rio de Janeiro.

Apenas 4 veteranos puderam se fazer presentes, e o mais antigo deles, Ten Med Dr Carlos Henrique Bessa, 102 anos, Ilustre Veterano do Serviço de Saúde da FEB, foi designado como atual detentor do bastão de Comando da FEB, cujos antigos detentores foram entre outros o Marechal Cordeiro de Farias, Marechal Levy Cardoso, Gen Ruy Leal Campello, e mais recentemente o Cel Amerino Raposo.

Ainda na Faculdade em Niterói, Dr Bessa atendeu o chamado da Pátria, integrando o 1º. Batalhão de Saúde, instalado em janeiro de 1944 em Valença/RJ. No front atendeu indistintamente soldados brasileiros e alemães feridos, estes últimos por ocasião da rendição da 148º. Divisão de Infantaria da Whermacht, fiel ao seu duplo juramento, aquele que todo militar presta ao ser incorporado, e o de Hipócrates, tratar e curar a dor dos que sofrem.

Receberam também as homenagens os veteranos da Marinha Ten João Amaro, Ten Melchisedec Afonso de Carvalho e Maj FAB João Rodrigues. Marcando o Dia da Vitoria, salvas de 15 tiros de canhão foram efetuadas por uma Bateria de Artilharia e pelo Navio-Patrulha Macaé, ancorado ao largo do Monumento e 2 aeronaves F-5 da Base Aérea de Santa Cruz efetuaram um voo rasante sobre o Monumento.

(Prof. Israel Blajberg/FM)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *