Dia do Exército é comemorado com imposição de medalhas em Brasília

Dia do Exército é comemorado com imposição de medalhas em Brasília

Na presença do Presidente da República, Michel Temer, o Exército Brasileiro comemorou seu dia na quarta-feira (19), com uma cerimônia no Quartel-General em Brasília (DF). A data faz referência à Batalha de Guararapes (1648), em que os brasileiros, defensores do Império Português, lutaram contra a ocupação holandesa de parte do território. “Trezentos e sessenta e nove anos depois de Guararapes, a jovem República Brasileira continua contando com seu Exército em sua marcha em direção ao futuro”, disse o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, em seu discurso.

IMPOSICAO 1

Na cerimônia, foram entregues a Medalha Exército Brasileiro e a Medalha da Ordem do Mérito Militar – maior honraria concedida pela força terrestre. Ao todo, 331 pessoas foram agraciadas, além de instituições. Uma delas é a Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) – que pertence à Força Aérea Brasileira (FAB). As comendas servem para destacar personalidades e organizações que prestaram serviços relevantes ao Exército e à Pátria.

IMPOSICAO 2

Condecorado com a Ordem do Mérito Militar, o Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno se diz honrado pela homenagem. “Essa medalha representa a interoperabilidade das Forças, que têm trabalhado cada vez mais em conjunto”, disse o oficial-general, que é Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica.

IMPOSICAO 3O Chefe da Assessoria Parlamentar do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, também foi condecorado. Ele afirma ter ficado muito feliz com o reconhecimento e lembra que FAB e Exército atuam de forma cooperativa em muitas situações. “Em 2010 e 2011, fui vice-chefe da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica e fizemos diversas obras que ajudaram o Exército, principalmente facilitando o trabalho dos militares que estão em Pelotões de Fronteira, já que, em muitos lugares, só é possível chegar por meio aéreo”, disse o Brigadeiro Medeiros.

Durante o desfile militar, acompanhado por autoridades civis e militares, entre elas o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, e os comandantes militares das três Forças, o Exército apresentou alguns dos seus projetos estratégicos, como os blindados Guarani e as viaturas Astros 2020, de lançamento de mísseis e foguetes – ambos de fabricação nacional. “Não há atalhos fora da Constituição.

IMPOSICAO 4

O caminho a ser seguido requer a sinergia de todos. O Exército de ontem, de hoje e de sempre olha para o futuro, transformando-se”, disse o General Villas Bôas.

(CECOMSAER/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *