Dia do Exército: presidenta destaca relação de confiança entre a população e a Força Terrestre

Dia do Exército: presidenta destaca relação de confiança entre a população e a Força Terrestre

Brasília, 16/04/15 – Nesta quinta-feira (16), durante cerimônia em comemoração ao Dia do Exército, a presidenta da República, Dilma Rousseff, elogiou o trabalho de homens e mulheres que integram a Força Terrestre. Em mensagem oficial lida durante o evento, ela destacou que o Exército conquistou a confiança e o orgulho da população por estar sempre pronto para servir à sociedade e “capaz de contribuir para missões de paz nos quatro cantos do mundo, executando com profissionalismo e seriedade suas funções de defender a Pátria”.

Presidenta Dilma elogiou o trabalho de homens e mulheres que integram a Força Terrestre - Foto: Tereza Sobreira
Presidenta Dilma elogiou o trabalho de homens e mulheres que integram a Força Terrestre – Foto: Tereza Sobreira

A atuação desses militares em ações subsidiárias, como no atendimento a vítimas de calamidades, distribuição de água no semiárido nordestino e na execução de obras em variadas regiões também foram ressaltadas na mensagem da presidenta, além das operações de garantia da lei e da ordem, “executadas sempre segundo os preceitos constitucionais”.

A cerimônia cívico-militar, realizada no Palanque Monumental do Quartel-General do Exército, contou com as presenças do ministro da Defesa, Jaques Wagner; dos comandantes da Marinha, almirante Eduardo Barcellar Leal Ferreira; do Exército, general Eduardo Dias Villas Bôas; da Aeronáutica brigadeiro Luiz Carlos Terciotti; e da secretária-geral do Ministério da Defesa, Eva Chiavon.

Desfile do Batalhão da Guarda Presidencial - Foto: Tereza Sobreira
Desfile do Batalhão da Guarda Presidencial – Foto: Tereza Sobreira

Em seu discurso, o general Villas Boas, exaltou a coragem e o patriotismo dos militares. Para ele “o processo de transformação é fundamental para configurar uma nova Força Terrestre, que assegure a capacidade da Força em atender aos requisitos exigidos por um Brasil protagonista na comunidade internacional”, afirmou.

O general acrescentou ainda que o Exército cumpre sua missão quando “está presente nos mais remotos rincões do território, proporcionando estabilidade, segurança e defesa em prol do desenvolvimento econômico, científico, tecnológico e social”, acrescentou.

A medalha

No ano em que completa o seu 367º aniversário, foi entregue também a medalha da Ordem do Mérito Militar (OMM). Na ocasião, foram condecoradas 265 personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que prestaram relevantes serviços ao Exército.

Presidenta Dilma com as tenentes Érika e Daniella - Foto: Roberto Stuckert
Presidenta Dilma com as tenentes Érika e Daniella – Foto: Roberto Stuckert

O evento contou, também, com uma exposição de materiais e veículos para emprego militar, como os equipamentos: Obuseiros Leves Light Gun, componentes do Sistema Astros, Viaturas Blindadas Cascavel e Urutu. Os presentes puderam ver, ainda, o radar SABER M60 e as viaturas de Guerra Eletrônica.

A presidenta Dilma assistiu a apresentações e ao desfile da tropa, e também posou para fotos ao lado das tenentes Érika e Daniella, do Batalhão da Guarda Presidencial, como forma de valorizar a atuação da mulher militar.

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *