Dia do Soldado é comemorado no Palácio Duque de Caxias

Dia do Soldado é comemorado no Palácio Duque de Caxias

O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e o Comando Militar do Leste (CML) realizaram, em 25 de agosto, solenidade alusiva ao Dia do Soldado, no Salão Nobre do Palácio Duque de Caxias (PDC).

Na cerimônia, a homenagem ao patrono do Exército Brasileiro, Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, foi materializada pela imposição de uma coroa de flores, pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e pelo Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira.

Durante o evento, foram entregues a Medalha da Ordem do Mérito Militar e a do Pacificador, concedidas a civis e militares como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados.

A Ordem do Mérito Militar, criada pelo decreto n° 24.660, de 11 de julho de 1934, é concedida, entre outros, aos militares do Exército que tenham prestado notáveis serviços ao país ou se distinguido no exercício de sua profissão.

A medalha do Pacificador foi mandada cunhar em agosto de 1953, por ocasião da comemoração do sesquicentenário do nascimento do Duque de Caxias. Ela se constitui em uma honraria conferida a militares e civis, brasileiros e estrangeiros, que tenham prestado assinalados serviços ao Exército, elevando o prestígio da instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército Brasileiro e os de outras nações.

A solenidade foi restrita, em razão da COVID-19, e todos os protocolos sanitários foram seguidos.

(CCOMSEX/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *