Diretor de Engenharia Naval visita o Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo

Diretor de Engenharia Naval visita o Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo

No dia 7 de janeiro, o Vice-Almirante (EN) Francisco Roberto Portella Deiana, Diretor de Engenharia Naval, acompanhado pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra (EN) Ricardo Santana Soares, Diretor do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo, visitou o Tanque de Provas Numérico (TPN) da Universidade de São Paulo (USP).

DIRETOR 1
Diretor de Engenharia Naval visita o simulador do TPN

Inaugurado em fevereiro de 2002, com o propósito de inovar e revolucionar as pesquisas e testes de unidades flutuantes, o TPN é um laboratório integrado com processos computacionais de alto desempenho que congrega vantagens experimentais, visando a elevação da eficiência dos projetos de sistemas oceânicos e outros sistemas flutuantes offshore, portuários e fluviais.

O TPN tem sido intensamente empregado pela comunidade marítima para a simulação de manobras complexas de atracação de cargueiros e para a homologação operacional de obras em portos brasileiros.

Como exemplo de aplicação do TPN, em contribuição ao Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário, no dia 21 de dezembro de 2015, a Companhia Docas do Estado de São Paulo assinou um contrato com a USP para avaliar a remodelação e o aprofundamento do canal de navegação do Porto de Santos. Com isso, será avaliada, por especialistas do TPN, a capacidade de tráfego do canal de acesso ao porto, o comportamento da via de navegação e a possibilidade geométrica para a circulação de embarcações com 360 metros de comprimento.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *