Diretoria de Hidrografia e Navegação é credenciada para conduzir curso internacional em gerência de auxílios à navegação

No dia 5 de julho, a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) firmou uma parceria com a Associação Internacional de Autoridades de Auxílios à Navegação Marítima e Faróis (IALA), por meio da qual o Brasil foi credenciado para conduzir um curso sobre gerência de auxílios à navegação. O memorando foi assinado na cidade de Saint Germain en Laye, na França, pelo Diretor de Hidrografia e Navegação, Vice-Almirante Antonio Fernando Garcez Faria, e o Secretário-Geral da IALA, Francis Zachariae.

O curso, o primeiro credenciado pela IALA a ser ministrado em português, oferecerá qualificação de nível internacional nas diversas atividades relacionadas ao gerenciamento de auxílios à navegação. Entre elas, destacam-se a provisão, a manutenção, o monitoramento e o domínio das funções técnicas de auxílios à navegação visuais, radioelétricos, bem como do Sistema de Identificação Automático como auxílio à navegação, do Serviço de Tráfego de Embarcações (VTS) e noções do conceito de e-navigation.

Consciente de suas responsabilidades perante a Convenção Internacional para a salvaguarda da vida humana no mar, a IALA realiza, a nível mundial, o credenciamento de organizações de treinamento e certificação de pessoal, com a finalidade de prover qualificações referentes a auxílios à navegação e VTS.

Em 2022, o Brasil sediará a próxima Conferência da IALA. Nesse contexto, a realização do referido curso se reveste de grande importância, uma vez que contribui para elevar o patamar do país no âmbito da comunidade marítima internacional, no que tange aos assuntos relativos aos auxílios à navegação.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>