Diretoria de Hidrografia e Navegação realiza Cerimônia Militar em comemoração ao Dia do Hidrógrafo

A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) promoveu, no dia 28 de setembro, no Complexo Naval da Ponta da Armação (CNPA), em Niterói (RJ), a tradicional cerimônia militar alusiva ao Dia do Hidrógrafo. A data marca o nascimento do Capitão de Fragata Manuel Antônio Vital de Oliveira, Patrono da Hidrografia Brasileira e realizador da primeira campanha hidrográfica de grande envergadura em águas nacionais.

Como parte das celebrações, foi realizada uma missa de ação de graças na capela do CNPA. Durante a cerimônia militar, 24 militares e civis receberam o título de Hidrógrafo Honorário, destinado a não hidrógrafos que tenham contribuído de forma significativa para o desenvolvimento da hidrografia brasileira. Foi concedido, ainda, o Prêmio Comandante Vital de Oliveira, a 04 oficiais que concluíram em primeiro lugar o Curso de Aperfeiçoamento de Hidrografia para Oficiais. Após as homenagens, foram lançados a Carta Náutica nº 4353 (Do Porto de Amparo a Porto Velho) e o Sistema de Previsão de Correntes de Maré em Águas Rasas (SISCORAR), pelo Comandante da Marinha, acompanhado pelo Diretor-Geral de Navegação e Diretor de Hidrografia e Navegação.

Presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, a solenidade contou com a presença do ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Alfredo Karam, do ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira, do ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto, do Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Alvaro Luiz Pinto, de membros do Almirantado, do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, de ex-Diretores-Gerais de Navegação, de ex-Diretores de Hidrografia e Navegação, do Vice-Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Coordenador-Geral do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Dr. Antonio Divino Moura, de Hidrógrafos Honorários, entre outras autoridades civis e militares.

Os eventos alusivos à data tiveram início em 22 de setembro, com o evento Saudando a Família Naval Hidrográfica e a XV Gincana de Pintura e, em 24 de setembro, ocorreu o tradicional almoço com os ex-Diretores de Hidrografia e Navegação.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>