Diretoria de Hidrografia e Navegação sedia 9ª Reunião do Grupo de Trabalho de Infraestrutura

Diretoria de Hidrografia e Navegação sedia 9ª Reunião do Grupo de Trabalho de Infraestrutura

A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) sediou, entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, a 9ª Reunião do Grupo de Trabalho de Infraestrutura de Dados Espaciais Marítimos (MSDIWG9). O evento faz parte do calendário oficial da Organização Hidrográfica Internacional (OHI) e aconteceu pela primeira vez no Brasil.

Participantes do evento em foto oficial

O objetivo do MSDIWG é identificar como a comunidade hidrográfica tem contribuído para as infraestruturas nacionais de dados espaciais. A participação no grupo de trabalho é aberta aos representantes dos serviços hidrográficos dos estados-membros da OHI e, em qualidade de colaboradores especializados, às entidades com expertise para apoiar as discussões em pauta.

O MSDIWG foi estabelecido em 2008 e, atualmente, conta com a participação de 29 estados-membros e nove colaboradores especializados. Entre suas principais atribuições estão o monitoramento das atividades e tendências regionais, nacionais e internacionais de infraestrutura de dados espaciais (SDI); a promoção do uso das normas da OHI e dos dados marítimos dos estados-membros em atividades de infraestrutura de dados espaciais (SDI); o estabelecimento de relações com outros órgãos para aumentar a visibilidade da infraestrutura de dados marítimos espaciais (MSDI); e a identificação de ações a serem empreendidas pela OHI visando ao desenvolvimento de SDI/MSDI em apoio aos estados-membros.

Participantes do Grupo de Trabalho de Domínio Marítimo da OGC

Estiveram presentes no evento representantes da OHI da Alemanha, Coréia, Dinamarca, Estados Unidos, Holanda, Indonésia, Itália, Malásia, Nova Zelândia e Reino Unido, além do Open Geospatial Consortium (OGC), International Cable Protection Committee, Esri, OceanWise, Teledyne CARIS e AllforLand.

Grupo de Trabalho de Domínio Marítimo

No dia 2 de fevereiro, após a reunião do MSDIWG, aconteceu na DHN uma reunião do Grupo de Trabalho de Domínio Marítimo, organizada pela Open Geospatial Consortium (OGC), instituição voltada para o desenvolvimento de padrões para serviços geoespaciais e serviços baseados em localização.

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *