A diminuição da ocorrência de acidentes envolvendo embarcações de esporte e recreio é um dos principais esforços da Marinha do Brasil. A Diretoria de Portos e Costas(DPC), como representante da Autoridade Marítima para a segurança da navegação, a salvaguardada vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica, sintetiza os principais cuidados para uma navegação segura por meio dos “dez mandamentos de segurança no mare nos rios”. São eles:
1- FAÇA A MANUTENÇÃO CORRETA DA SUA EMBARCAÇÃO.
2- TENHA A BORDO O MATERIAL DE SALVATAGEM PRESCRITO NAS NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA.
3- RESPEITE A LOTAÇÃO DA EMBARCAÇÃO E TENHA A BORDO COLETES SALVA-VIDAS EM NÚMERO SUFICIENTE PARA TODOS OS TRIPULANTES E PASSAGEIROS.
4- MANTENHA OS EXTINTORES DE INCÊNDIO EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO E DENTRO DA VALIDADE.
5- AO SAIR, INFORME O SEU PLANO DE NAVEGAÇÃO AO IATE CLUBE, MARINA OU CONDOMÍNIO.
6- RESPEITE OS LIMITES DE NAVEGAÇÃO IMPOSTOS POR SUA HABILITAÇÃO, CONDUZINDO A EMBARCAÇÃO COM PRUDÊNCIA E EM VELOCIDADE COMPATÍVEL PARA EVITAR ACIDENTES.
7- SE BEBER, PASSE O TIMÃO PARA ALGUÉM HABILITADO NA CATEGORIA ADEQUADA.
8- MANTENHA DISTÂNCIA DAS PRAIAS E DOS BANHISTAS.
9- RESPEITE A VIDA, SEJA SOLIDÁRIO, PRESTE SOCORRO.
10- NÃO POLUA MARES E RIOS.
A DPC estabelece as normas de tráfego e de permanência nas águas nacionais para as embarcações de esporte e recreio. Em paralelo, atua na conscientização dos condutores, uma vez que a violação de normas e regulamentos é a principal falha humana cometida por amadores. Seguindo as orientações da Marinha do Brasil e mantendo atualizadas as leituras do Regulamento Internacional para Evitar o Abalroamento no Mar (RIPEAM) e da NORMAM-03/DPC – específica para Amadores, Embarcações de Esporte e/ou Recreio e para Cadastramento e Funcionamento das Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas – o condutor pratica não só um exercício de cidadania, mas de respeito à vida.
Saiba mais em www.dpc.mar.mil.br
(DPC ASCOM/ FM)