Diretoria de Portos e Costas e Petrobras promovem curso sobre operações Ship to Ship na Academia Transpetro

No período de 18 a 26 de fevereiro, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) e a Petrobras promoveram o 1° Curso de Auditoria e Gerenciamento do Provedor de Serviço Ship to Ship (STS), com a participação de representantes da Marinha do Brasil, do Ibama e da Petrobras.

O curso foi ministrado pela empresa de consultoria Dynamarine, da Grécia, e teve o propósito de atualizar a capacitação dos participantes quanto às questões de gerenciamento e de como auditar o Provedor de Serviço STS, de acordo com as práticas internacionais recomendadas.

Além das aulas teóricas, realizadas na Academia Transpetro, no Centro do Rio de Janeiro, o curso contou também com uma Visita Técnica à empresa Fendercare Serviços Marinhos do Brasil Ltda, em Niterói-RJ, onde os participantes tiveram contato com diversos equipamentos utilizados em operações STS (embarcação de apoio, defensas pneumáticas, mangotes de carregamento, barreiras de contenção e equipamentos de resposta a emergências), além da verificação dos critérios e preparação para a realização de uma operação em mar aberto.

No encerramento do curso, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, destacou a importância de iniciativas como essa para manter o contínuo aprimoramento dos conhecimentos, visando manter em níveis elevados os procedimentos de segurança das operações STS em águas brasileiras.

As operações STS podem ser realizadas em áreas portuárias ou em mar aberto, visando à exportação de petróleo bruto extraído das bacias petrolíferas, com significativa redução de custos operacionais.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>