Divulgadas as diretrizes para participação brasileira nos VI Jogos Mundiais Militares

Divulgadas as diretrizes para participação brasileira nos VI Jogos Mundiais Militares

Brasília, 19/01/2015 – As diretrizes para a participação da delegação militar brasileira no VI Jogos Mundiais Militares (VII JMM) foram publicadas na segunda-feira (19) no Diário Oficial da União. A competição acontece em outubro deste ano na Coreia do Sul.

Objetivo do regulamento é nortear os trabalhos de convocação, preparação e treinamento dos integrantes da delegação militar - Foto: Felipe Barra
Objetivo do regulamento é nortear os trabalhos de convocação, preparação e treinamento dos integrantes da delegação militar – Foto: Felipe Barra

De acordo a instrução normativa da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd) do Ministério da Defesa (MD), o objetivo do regulamento é nortear os trabalhos de convocação, preparação e treinamento dos integrantes da delegação militar. Estas ações serão coordenadas pelo Departamento de Desporto Militar do MD e pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB).

Um dos trabalhos a ser realizado é articular, junto às entidades ligadas ao esporte nacional, especialmente o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), confederações, federações, clubes, ligas desportivas, um calendário desportivo que atenda os interesses do processo preparatório dos VI JMM, que deve servir como evento teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Para o chefe da Sepesd, Joaquim Silva e Luna, os Jogos Mundiais Militares de 2015 “revestem-se de relevância especial para as Forças Armadas brasileiras, porque há uma expectativa de que o desporto militar nacional mantenha a performance da última edição, quando obtivemos a primeira colocação no quadro geral de medalhas, entre mais de 100 países participantes”.

O secretário explicou ainda que o evento serve como apoio ao esporte nacional, visando à preparação dos atletas que também participarão dos Jogos Olímpicos de 2016.

Outro ponto importante da instrução normativa publicada hoje é sobre a supervisão e planejamento das atividades das equipes militares brasileiras em conjunto com as comissões desportivas de cada Força singular.

A Sepesd e a CDMB também devem efetuar gestões junto ao Comando das Forças para que os atletas militares permaneçam à disposição das comissões desportivas das Forças, a partir de fevereiro, com a finalidade de participar dos VI JMM.

A sexta edição dos Jogos será realizada de 2 a 11 de outubro em oito cidades da Coreia do Sul. A expectativa é que a delegação brasileira na competição conte com cerca 500 integrantes – entre atletas e comissões técnicas.

Jogos Mundiais Militares

Os Jogos Mundiais Militares são organizados pelo Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM, sigla em françês de Conseil international du Sport Militaire), uma organização transnacional, com sede em Bruxelas, criada em 1948 com a finalidade de fomentar a paz e a amizade entre os militares por meio do desporto.

Jogos Mundiais Militares acontecem em outubro na Coreia do Sul: Delegação brasileira deve contar com 500 integrantes - Foto: Tereza Sobreira
Jogos Mundiais Militares acontecem em outubro na Coreia do Sul: Delegação brasileira deve contar com 500 integrantes – Foto: Tereza Sobreira

Atualmente, 127 países de quatro continentes participam dos jogos que são realizados de quatro em quatros anos. A última edição, em 2011, foi realizada na cidade do Rio de Janeiro.

Confira a instrução normativa que aprova as diretrizes para a participação nos VI JMM.

(MD ASCOM/ FM)

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *