DPC participa da 9ª edição da COPEDEC

DPC participa da 9ª edição da COPEDEC

Entre os dias 16 e 21 de outubro, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, representou a Autoridade Marítima Brasileira na 9ª edição da Conferência Quadrienal de

Capitão-Tenente (T) Adriana Pina apresenta trabalho no evento
Capitão-Tenente (T) Adriana Pina apresenta trabalho no evento

Engenharia Costeira e Portuária em Países em Desenvolvimento (IX COPEDEC), realizada no Rio de Janeiro (RJ). O objetivo do encontro foi reunir profissionais das áreas de engenharia costeira, portuária e de navegação para compartilhar experiências e conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento das atividades marítimas.

A Capitão-Tenente (T) Adriana Pina, do Departamento Técnico da Diretoria de Portos e Costas, apresentou o trabalho “Um procedimento para avaliação da viabilidade técnica de um navio acessar o porto”. O tema foi desenvolvido com o seu orientador do curso de Mestrado realizado no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Professor-Doutor Sergio Hamilton Sphaier, e contou com o apoio às pesquisas do Centro de Análises de Sistemas Navais.

Durante a apresentação, a oficial ressaltou a importância de ser considerado o fator humano nas simulações que avaliarão a possibilidade da entrada no porto de um navio diferente do navio tipo (navio com dimensões específicas para um determinado porto), uma vez que, apesar de toda a tecnologia existente, as ações do profissional que conduzirá a embarcação serão determinantes no sucesso da manobra.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *