DPC realiza treinamento para oficiais

DPC realiza treinamento para oficiais

A Diretoria de Portos e Costas (DPC) promoveu o Estágio Preparatório para Oficiais Designados para Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências (ESPOC-II/2016).

A turma foi composta por 40 oficiais dos diversos corpos e quadros da Marinha, sendo sete Capitães de Mar e Guerra designados para serem Capitães dos Portos; seis Capitães de Fragata, dos quais, dois exercerão o cargo de titular de Organizações Militares (OM) do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário (SSTA); além de 11 Capitães-Tenente, sendo sete desses direcionados para o cargo de Comando de OM do SSTA. Os demais Oficiais exercerão funções de assessoria aos titulares das Capitanias, Delegacias e Agências.

Diretor de Portos e Costas compartilhou experiências que vivenciou enquanto Capitão dos Portos
Diretor de Portos e Costas compartilhou experiências que vivenciou enquanto Capitão dos Portos

O estágio é realizado semestralmente e tem o objetivo de qualificar os oficiais nomeados ou designados para exercerem funções nas OM do SSTA, apresentando conhecimentos sobre poder marítimo, Marinha Mercante, dentre outros assuntos.

Durante a abertura do ESPOC, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, comentou as experiências que vivenciou enquanto Capitão dos Portos, enfatizando a relevância e a visibilidade da atividade, bem como a grande realização profissional dos que trabalham nas atividades afetas à Autoridade Marítima, especialmente Capitanias, Delegacias e Agências.

A programação contou com palestras no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, jogos simulados na Escola de Guerra Naval e visita à Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. Nessas Organizações os militares receberam instruções sobre: inspeção naval; processo administrativo; noções de planejamento e controle financeiro; funcionamento do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo; sistemas corporativos da DPC; Normas da Autoridade Marítima; treinamento de mídia; dentre outros conhecimentos imprescindíveis à atuação dos militares nas atividades inerentes à Autoridade Marítima.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *