DPC reúne empresas de navegação para ampliar Programa de Estágio Embarcado

DPC reúne empresas de navegação para ampliar Programa de Estágio Embarcado

No dia 24 de maio, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, reuniu, no auditório da Universidade Petrobras, representantes de empresas de navegação brasileiras com o intuito de ampliar o Programa de Estágio Embarcado para Praticantes de Oficial da Marinha Mercante (PREST).

O encontro teve objetivo de ampliar o Programa de Estágio Embarcado para PREST
O encontro teve objetivo de ampliar o Programa de Estágio Embarcado para PREST

A realização do Estágio Embarcado após a conclusão do período acadêmico dos cursos de formação de oficiais da Marinha Mercante é condição indispensável para a habilitação e certificação dos novos Oficiais. Porém, a quantidade de vagas oferecidas pelas empresas de navegação para o PREST não tem acompanhado o crescimento do número de Praticantes.

Durante o encontro, foram apresentados pelo Chefe do Departamento de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo da DPC, Contra-Almirante (RM1) Sergio Freitas, os dados sobre a relação entre oferta e demanda de Oficiais da Marinha Mercante no mercado de trabalho nacional. Hoje, mais de 300 praticantes de oficial de máquinas e de náutica aguardam vagas para iniciar o estágio.

O encontro faz parte das medidas adotadas pela DPC, com o apoio do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (SYNDARMA), do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (SINDMAR), da Petróleo Brasileiro S.A. (PETROBRAS), da Petrobras Transporte S.A. (TRANSPETRO) e de empresas de navegação, para garantir aos Praticantes a conclusão dos cursos.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *