DPHDM comemora o encerramento do ano cultural sob as bênçãos de Tamandaré

No dia 07 de dezembro, a Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) realizou, no Museu Naval, a tradicional cerimônia de Encerramento do Ano Cultural. O evento foi prestigiado por autoridades como o Ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra reformado Mauro Cesar Rodrigues Pereira, o Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Liseo Zampronio, e o Comandante do 1o Distrito Naval, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros.

Agraciados com a Medalha de Colaborador Emérito

Com olhares atentos do auditório lotado, o Diretor da DPHDM, Vice-Almirante José Carlos Mathias, prestou homenagens a civis, militares e instituições que ajudaram e ainda contribuem a escrever a história da Marinha. Foram lembrados os 200 anos do nascimento do Almirante Francisco Pereira Pinto (Barão de Ivinhema), os 150 anos do nascimento do Vice-Almirante Pedro Max Fernando de Frontin e o centenário de nascimento dos Almirantes de Esquadra Geraldo Azevedo Henning e Sylvio de Magalhães Figueiredo; dos Vice-Almirantes Floriano Peixoto Faria Lima, Ernesto de Mourão Sá e Roberto Ferreira Teixeira de Freitas; do Vice-Almirante médico Mário de Almeida Telles e dos Contra-Almirantes José Francisco Pereira das Neves e Álvaro Ferreira Guimarães – todos representados por seus familiares. Houve ainda a menção ao falecimento, neste ano, do Contra-Almirante Paulo Guilherme Brandão Padilha, Ex-Diretor do antigo Serviço de Documentação Geral da Marinha (SDGM).

Marinha do Brasil encerra atividades culturais de 2017:

O evento contou também com a condecoração de organizações e pessoas físicas de relevante atuação no cenário cultural do Rio de Janeiro com a Medalha de Colaborador Emérito. Foram agraciados: Empresa Gerencial de Projetos Navais, VALE S/A, Conselho Nacional de Praticagem, Granado Pharmácias, Vice-Almirante Domingos Sávio Almeida Nogueira, Naïla da Costa Rodrigues, Ricardo Pires Proença, Luiz Carlos de Jesus Gomes e Joaquim Marçal Ferreira de Andrade.

O engenheiro René Vogt recebe diploma e medalha da RMB do Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Liseo Zampronio

A agenda seguiu com a entrega da Medalha Revista Marítima Brasileira (RMB) ao engenheiro René Vogt pelo artigo “Novo Estudo de uma Escolta para a Marinha do Brasil”, publicado na RMB do 1o trimestre de 2015, e concluída com a apresentação das principais doações de acervo em 2017 e realizações da diretoria nos últimos 12 meses. Por fim, todos os convidados e a tripulação da DPHDM foram conduzidos ao 2o andar do museu para a inauguração do Hall de Tamandaré – tributo ao Patrono da Marinha que coincidiu com a proximidade do dia 13 de dezembro, Dia do Marinheiro e aniversário desta figura tão notória.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>