Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792
DPHDM discute no IHGB o Brasil e a Primeira Guerra Mundial – Folha Militar On-line
DPHDM discute no IHGB o Brasil e a Primeira Guerra Mundial

DPHDM discute no IHGB o Brasil e a Primeira Guerra Mundial

Próximo ao centenário da entrada do Brasil em um dos conflitos mais terríveis que o mundo presenciou – Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) levou para o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro o Seminário “O Brasil e A Grande Guerra: interfaces da participação brasileira na Primeira Guerra Mundial”.

Plateia no auditório do IHGB

O evento ocorreu nos dias 04 e 05 de outubro, e reuniu historiadores, universitários e pesquisadores em quatro sessões de comunicações que levaram a debates com o público. Temas como: as operações navais brasileiras no conflito, a participação de aviadores brasileiros; a ação de navios corsários alemães no litoral do Brasil; brasileiros que lutaram nos exércitos estrangeiros; o cenário musical brasileiro durante a guerra; a influência das práticas desportivas no entorno dos campos de batalha no esporte militar; a geopolítica europeia no período; ritos e monumentos fúnebres em homenagem aos mortos da Divisão Naval Brasileira e a abordagem da participação brasileira na Primeira Guerra nos livros escolares, foram discutidos durante o seminário.

Seminário “O Brasil e a Grande Guerra”:

O Brasil entrou oficialmente na Primeira Guerra Mundial em 26 de outubro de 1917, após ter navios mercantes torpedeados pelos alemães, o que levou ao rompimento das relações diplomáticas com esse país. Além da Divisão Naval em Operações de Guerra, coordenada pela Marinha do Brasil e criada para empreender ações antissubmarinas na Costa Ocidental do Continente Africano, o Brasil também enviou aviadores navais para operarem junto à Força Aérea Britânica e uma Missão Médica Militar, que mobiliou um hospital de campanha na França.

Para saber mais sobre a participação da Marinha na Grande Guerra e a DNOG, o Rebocador de Alto-Mar “Laurindo Pitta”, embarcação que atuou durante o conflito, traz no seu interior uma exposição dedicada ao tema. Docado atualmente para manutenção de rotina no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, em breve retornará ao Espaço Cultural da Marinha quando voltará a realizar os passeios marítimos na Baía de Guanabara.

Passeio marítimo no “Laurindo Pitta” nas proximidades da Escola Naval

Outras informações sobre os passeios: www.marinha.mil.br/dphdm

“O Brasil e A Grande Guerra: interfaces da participação brasileira na Primeira Guerra Mundial” foram gratuito, aberto ao público e incentivador da divulgação da missão da DPHDM em preservar a memória para construir a história sob os valores da transparência, do patriotismo, comprometimento, tradições navais e responsabilidade social.

(CCSM/FM)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *