DPIMA realiza painel sobre os acordos técnicos de cooperação na área ambiental

DPIMA realiza painel sobre os acordos técnicos de cooperação na área ambiental

Brasília – Com o objetivo de integrar o corpo técnico do Exército com os órgãos envolvidos em Acordos de Cooperação Técnica (ACT) na área ambiental, a Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente realizou, no dia 18 de junho, um painel abordando as ações desenvolvidas nas áreas da antiga rodoferroviária e no Campo de Instrução de Formosa e, ainda, os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a implantação do Centro de Estudos Ambientais (CEA).

PAINEL 4Na área da antiga rodoferroviária, o ACT 12-046-00, firmado entre o Exército, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, a Companhia Imobiliária de Brasília e o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal já trouxe resultados concretos e o principal deles é a recuperação de 101 dos 185 hectares de uma área degrada durante a construção de Brasília.

PAINEL 1PAINEL 3

Outro ACT, o 12-047-00, firmando entre a Fundação Universidade de Brasília e o Exército Brasileiro, tem como base atividades de pesquisa e o intercâmbio de informações referentes ao Campo de Instrução de Formosa (CIF). Entre os resultados das pesquisas na área geológica, notaram-se que as voçorocas no CIF são decorrentes de movimentos de terra naturais. Já na área faunística, uma pesquisa de oito meses revelou a presença de uma extensa gama de animais, inclusive os carnívoros, o que indica que a cadeia alimentar está completa – característica de uma área preservada.

PAINEL 2

Encerrando o Painel, a Evoluir Cultural apresentou projetos de Centros de Estudos Ambientais sustentáveis implantados por eles, como opções para o Exército Brasileiro. A implantação do CEA encontra-se em fase de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, conduzido pela Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente do Exército.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *