Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792

ECEME participa de conferência na Rússia

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 17 a 20 de outubro, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército foi representada pelo Maj Anselmo de Oliveira Rodrigues, instrutor da ECEME, e o Maj Daniel Mendes Aguiar Santos, aluno do 2º ano do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), ambos doutorandos do Programa de Pós-Graduação do Instituto Meira Mattos (PPGCM-IMM), na 14ª Conferência Internacional de Africanistas, realizada em Moscou-Rússia, com a temática: “A África e os Africanos nas dimensões nacional, regional e internacional”.

Realizada a cada 4 anos, a conferência reúne pesquisadores, acadêmicos e especialistas de todo o mundo, civis e militares, sendo um dos eventos de maior relevância com relação a estudos africanos. Neste ano, a temática selecionada abarcou as dinâmicas e percepções existentes no continente africano.

O Maj Anselmo integrou o Painel “Crises de reconstrução pós-conflito: qual o futuro dos Estados Africanos disfuncionais”, apresentando o trabalho “A ocorrência de Estados Falidos na África após a queda do Muro de Berlim e a sua relação com o aumento do número de refugiados na África atualmente”. Por sua vez, o Maj Daniel Aguiar integrou o Painel “Segurança, corrupção e o discurso de desenvolvimento Africano”, apresentando o trabalho “Relações Internacionais, dos Estados aos Indivíduos: a perspectiva da Segurança Humana e a aplicação da Estratégia de Proteção de Civis (PoC) da ONU no Sudão do Sul”.

Cumpre ressaltar a matéria elaborada pela TV BRICS, meio de comunicação no âmbito dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que registrou a importância do evento no seio da comunidade científica mundial e realizou uma entrevista com o Maj Anselmo. Nesta entrevista, o referido militar fala do tema de sua pesquisa e tece comentários sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares, conduzido pela ECEME, destacando a participação de civis e militares nos cursos de Pós-Graduação ofertados pelo Instituto Meira Mattos/ECEME.

(CCOMSEX/FM)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *