EGN e Funag assinam protocolo de cooperação

EGN e Funag assinam protocolo de cooperação

No dia 27 de fevereiro, no Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada (EMA), em Brasília (DF), a Escola de Guerra Naval (EGN) e a Fundação Alexandre Gusmão (Funag) firmaram um protocolo de cooperação, com o objetivo de promover a produção conjunta de conhecimentos nas áreas temáticas afins das instituições. EGN e Funag foram representadas, respectivamente, pelo seu diretor, Contra-Almirante Silva Lima de Santana Mendes, e presidente, Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima.

O evento foi presidido pelo Almirante de Esquadra, fuzileiro naval, reformado, Alvaro Augusto Dias Monteiro, Presidente do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), uma vez que as tratativas para o acordo foram coordenadas pelo CEPE-MB. Participaram, ainda, o Diretor-Geral do Departamento para Temas de Defesa e Segurança do Ministério de Relações Exteriores (MRE), Embaixador Nelson Antonio Tabajara de Oliveira; o colaborador do CEPE-MB, Embaixador Pedro Fernando Brêtas Bastos, bem como o Vice-Chefe e o Subchefe de Estratégia do EMA, Vice-Almirante Marcos Silva Rodrigues e Contra-Almirante Andre Novis Montenegro.

O protocolo criará um marco institucional de colaboração acadêmica e de pesquisa entre a Funag e o CEPE-MB e visa promover estudos, pesquisas, debates, conferências, publicações, visitas recíprocas e eventos acadêmicos em Relações Internacionais e política externa, além de outras áreas temáticas comuns.

A Funag é uma fundação pública vinculada ao MRE, e tem como propósito realizar e promover estudos, pesquisas, atividades culturais e pedagógicas no campo das Relações Internacionais e da história diplomática do Brasil. Também divulga aspectos gerais da política externa brasileira e, para tanto, conta com duas unidades subordinadas: o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais e o Centro de História e Documentação Diplomática.

Autoridades durante a celebração do protocolo
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *